“Os militares acusaram-me de incitamento à guerra étnica”

Declaração de interesses. Conheci o António Aly Silva há uns nove anos. Na época eu editava o Internacional de o Independente. O Aly tinha sido lá jornalista e, após um período de afastamento, começou a reaparecer na redacção. Ia ver os amigos e também deixar um exemplar do Lusófono, o projecto em que se aventurou e onde era director, jornalista, paginador, revisor e distribuidor. O Lusófono era um jornal quinzenário. Tinha notícias, entrevistas e reportagens,sobretudo, sobre as comunidades angolana, guineense e moçambicana. Aos poucos, o Aly conseguiu convencer alguns amigos e intelectuais ilustres da lusofonia a contribuir com os seus artigos. E o jornal teve algum sucesso. Até que, em 2004, fechou. Nessa altura já éramos amigos. Entretanto, o Aly voltou à Guiné-Bissau onde transformou o blogue ditadura do consenso num dos mais lidos de África. É ali que, há anos, a comunidade guineense espalhada pelo mundo obtém a maior parte das informações sobre o seu país. Entre muitas outras, foi ele quem deu a notícia do ataque à casa de Nino Vieira e publicou as primeiras fotografias do corpo do presidente da República assassinado. Foi também ele que revelou que o general António Indjai estava por detrás do golpe de Estado de 12 de Abril. E isso teve um preço: o Aly já foi preso, espancado e, recentemente, obrigado a deixar a Guiné-Bissau. Está em Portugal e conta aqui o que aconteceu:

Tiveste de sair da Guiné-Bissau. O que aconteceu?Fui ameaçado por três militares, à porta de casa. Apontaram para uma bazuka que estava no banco de trás do jeep e perguntaram-me se sabia o que era. Depois disseram-me que me fulminavam e que nem os ossos seriam encontrados… nessa mesma noite, meti-me no avião da Senegal Airlines e fui para DakarPorque é que te ameaçaram?

Porque o regime golpista e as autoridades ilegítimas não querem ninguém a estorvar-lhes o caminho, e muito menos querem ouvir falar no meu blogue, o ditadura do consenso. Estão apavorados pelas denúncias que tenho feito sobre raptos, torturas e assassinatos que eles têm cometido contra o povo guineense, tudo sob a bênção de quatro países da CEDEAO, e sob o olhar complacente – e passivo – da União Africana e das Nações Unidas.

Esta não foi a primeira vez que recebeste ameaças e este ano até já tinhas sido preso. O que te levou a pensar que, desta vez, a situação era mais séria?

Tem sido hábito. Em 1992 fui preso e espancado. Fiquei bastante maltratado e tive de ser evacuado para Portugal para tratamento. No dia 13 de Abril voltei a ser preso e espancado. Fiquei com a orelha direita cortada e roubaram-me os meus materiais de trabalho. Desta vez, contudo, a coisa ficou feia demais e tomou contornos mais obscuros e sinistros.

Como saíste da Guiné-Bissau?

Saí sem que praticamente ninguém tivesse dado por isso, de avião, e não pelos canais habituais…mas quanto a isso, fiquemos por aqui.

Para onde foste?

Para Dakar, com um bilhete só de ida, onde cheguei por volta da meia-noite. Mas foi em Dakar que tudo podia ter acabado mal. Quatro dias depois, tive a informação de que um alto funcionário do ministério do Interior tinha apanhado um voo em Ziguinchor com destino a Dakar. Estranhei, porque ele podia tê-lo feito em Bissau… afinal, havia motivações obscuras e sinistras por detrás dessa deslocação do homem da secreta guineense.

Que motivações?

Soube que o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas e o Governo guineense, concertaram e instruíram a Procuradoria-Geral da Republica, através do Vice-Procurador, Rui Sanha, a emitir um mandado de detenção internacional para as autoridades do Senegal acusando-me de crime de violência e incitamento à guerra étnica. Mais: no Conselho de Estado sobre a Defesa e Segurança de há duas semanas, o Chefe de Estado Maior abordou directamente o Governo, o Procurador-Geral da República e os Serviços de Informação do Estado sobre o que tinham feito sobre o meu caso. O PGR respondeu que o mandado já estava feito – daí a viagem a Dakar do funcionário do SIE. O mandado chegou às mãos da polícia senegalesa há pouco mais de uma semana e foi também enviado via Interpol. Incitamento à guerra, eu? Eles é que têm estado a matar guineenses impunemente. Um alto funcionário da embaixada guineense em Dakar quando soube que eu já não estava lá desabafou para uma pessoa “graças a Deus”. Isso demonstra que não se preparava nada de bom para mim: se chegasse a Bissau seria simplesmente morto.

Sentes-te seguro em Portugal?

Mesmo aqui não me sinto seguro.

Colocaste a hipótese de encerrar o teu blogue. Porquê?

Por causa da perseguição de que tenho sido alvo no meu país. Dói-me não viver no meu país, e dói ainda mais ter que fugir e deixar tudo para trás. Cheguei a Portugal com uma mão à frente e outra atrás, e talvez tenha que recomeçar do zero a viver aqui.

O blogue obrigou-te a fazer muitos sacrifícios?

Acabou um casamento de dez anos e obrigou-me a regressar a Bissau e estar longe dos meus filhos. Para além das prisões, espancamentos e ameaças de morte.

Mudaste de ideias?

Agora está fora de questão. Há que aterrorizá-los também, mas sem armas que não o blogue e a internet. O Ditadura do Consenso é a principal fonte de informação nacional e internacional da Guiné. Todos os organismos internacionais recorrem a ele, incluindo o gabinete de consolidação de paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau, a CPLP entre outros. O meu blogue, hoje, é a única voz de destaque contra o golpe de Estado e a ocupação ilegitima da Guiné-Bissau por militares da Nigéria, do Senegal, do Burkina Faso e da Costa do Marfim, sem qualquer mandato legítimo das instituições da Republica, senão sob a cobertura camuflada da CEDEAO.

Diz-se que o motivo do golpe é a luta pelo controlo do tráfico de droga. É verdade?

É, mas o tráfico de droga é controlado pelos poderes político e militar. Ambos saem a ganhar com o tráfico.

Para além do tráfico, o consumo de cocaína aumentou muito na Guiné?

Ainda que a resposta fosse sim, isso é uma ínfima parte. Não há poder de compra para o guineense. A maior parte é consumida por alguns expatriados.

O que achas da posição de Portugal?

O que seria mesmo da Guiné-Bissau sem a posição de Portugal… O mesmo se aplica aos países da CPLP, da União Africana e da restante comunidade internacional, deixando de parte a CEDEAO. Espero que o bloqueio se mantenha, e se intensifique. Os políticos com mão no golpe – alguns com a nacionalidade portuguesa – deviam ser alvos de sanções, proibindo-os de viajarem e confiscando os seus bens e congelando as suas contas bancárias. Tem que ser a doer, caso contrário voltará tudo como dantes.

O que pode ser feito para mudar o rumo que a Guiné-Bissau está a tomar?

A Guiné-Bissau tornou-se num atoleiro. É um país onde reina a anarquia. Defendo a presença de uma força internacional com mandato do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Guiné-Bissau devia tornar-se, a exemplo de Timor, um protectorado da ONU durante 10 anos. Só assim se estancará essa orgia de violência. Defendo também julgamentos em tribunais internacionais de todos os que têm mão nos sucessivos crimes de sangue e de tráfico. Todos sem excepção.

69 pensamentos em ““Os militares acusaram-me de incitamento à guerra étnica”

  1. Pingback: “Os militares acusaram-me de incitamento à guerra étnica” | O Informador « Guiné-Bissau.Docs

  2. tudo que explicou é verdade, antes que tudo isso aconteceu no momento da campanha eleitoral há um senhor do PRS com que discutimos eu disse assim:o PRS está fora de ipotese de ganhar as eleições por tudo que nos fizeram alunos passa professores tchumba” respondeu-me se o prs não ganhar ninguem ganha porque famos mostrar-vos agentes da praça quem é o melhor matchu, nós temos armas voces não tem e vamos cortar o cadogo como cortamos o Nino. e a minha mão me disse : para de discutir com este selvagem, e vi que estava ficar irritado fui-me embora logo.e vim encontra-lo e me disse assim.vamos acabar com regime dos cristãos de praça agora vai ser a vez dos Balantas. vamos dar as bolsas pra os nossos filfhos e vamos correr com todos os que acham que são civilizados e respondi: o matcho não esconde atrás das armas do povo . por favor não publiquem o meu nome porque o sugeito vai logo se lembrar de mim obgd.

  3. DEUS seja louvado!
    A situação em que vivemos hoje em dia na Guiné-Bissau é mais de que um terror, ninguém tem coragem criticar e manifestar, em nome de quê?
    Se estes que têm poder agora reclamavam, manifestavam, denunciavam casos, agora tudo acabou na Guiné.
    Não esta na Guiné, mas espero que continue a fazer algo para nos informar, pois é a única forma que resta como patriotas.
    Um dia a historia dirá!

  4. Ainda bem que consegiu fugir dos tiranos, neste momento suponho que ja estas seguro, agora e so ir para frente sempre que poderes!
    Forca!!!!!!!!!

  5. Esse homem, António Aly Silva, é um mentiroso. Isso sim ele é. Quem lia as publicações desse homem durante o governos de Carlos Gomes Júnior sabe que Aly Silva agora não escreve o que lhe manda a sua própria consciência, mas sim escreve a consciência de quem lhe deu dinheiro, pagou-lhe o carro e paga-lhe viagens Bissau-Lisboa. E mais, Aly Silva mentiu ao dizer que foi ameaçado por militares e saiu do país, de avião, na mesma noite. Isso é mentira. Ele não conseguiria voo na mesma noite em que teria sido ameaçado, pois na Guiné-Bissau não há voos diariamente. Aly recebeu e ainda recebi dinheiro de Carlos Gomes Júnior e comparsas para difundir mentiras na internet, isso todo mundo sabe. Quantas denúncia e acusações de crimes de sangue, peculato… o António Aly Silva não tem feito contra Carlos Gomes Júnior, que agora não se hesita em chamar “homem santo”? O Aly não passa de um pilantra mentiroso…

    • por acaso ate tem voos diarios para dacar, e nesse dia que o Ali saiu de bissau houve voo nocturo, as 23 horas. é so perguntar a senegal airlines

    • Tu deves ser muito obtuso igual aquele otário que só escreve lixo no blogue dele, sem apontar soluções para o fim do problema, apoiando os crimes perpetrado por aqueles vagabundos.
      Todos nós sabemos que o Aly é corajoso mais que tu e outro blogueiro que anda a ladrar por ai,pois nunca teve medo de denunciar os crimes desses militares ainda mesmo presente em Bissau.

    • Mentiroso e este fulano, sem provas nenhuma vai espalhando ideias de tiranos e separatistas do tipo DOKA, pessoas sem escrupolus. Estes fulanos deviam ser processado pelas calunias que tem plantado na nossa sociadade, o triste que ainda existem analfabetos que dao opiniao (nao se encontram na guine para ver o sofrimento do povo) sem sentir na pele o que os indigenas do governo e dos militares estao a fazer ao meu pove.. A democracia vai prevalecer, nao tenham duvida, e estes tao ditos fulanos vao mostrar a verdadeira face (troca tintas)

    • Ingnorancia mostra tamanho de pessoa que és… Quando nao sabes uma coisa melhor é calar… Caso nao consigas o ficar, procura informar melhor atraves deste meio que utilizaste para adjectivar o Grande ALY (internet) e tratando de uma pessoa mentalmente perguiçoso limitaste chamar lo de mentiroso. Tenha vergonha e lute para fazer algo que te sinta orgulho, pois Aly ja escreveu a sua historia e sera lembrado para sempre quando refere a historia moderna da guine… Faço te uma pergunta e nao precisas identificar te. O que fizeste pela sociedade guineense? Certamente NADA

    • Não sei se ele é mentiroso ou não, mas que há vôo diarios da Sebagal Airline e alguns da TACV isso não se pode negar…E desde Setembro os vôos têm sido a noite….

    • Sai a pouco da guiné na verdade há voo todos dias para dakar. Irmãos, pensamos no melhor para guiné pois a guiné está ingovernavel e está numa situação e se não haja uma intervenção rápida da comunidade internacional (UN) o nosso país vivera pior momento da sua história.
      Repito é um assim que a Ruanda começou. Com políticos de meia tigela e milícias dentro da força armada.

      • homen valioso bom i super ali estamos comtigo sempre forsa deus vai darte forsa mais não fasa caso de esteve criminoso esta mos contigo ouvirte mesmo em toda parte.
        sim e verdade tem vou todos os dias saiu mesmo de guen tambem

    • Esta pessoas não pensam, ou não quer ver a realidade, Ali Silva nunca é partidario de Cadogo, pq é uma das pessoas que mais denunciu atrocidade cometido por regime dele, mas uma coisa é certo ha só uma forma de chegar poder na DEMOCRACIA, alem mais todos nos ouvimos a entrevista de Dito General Antonio Indjai, que só quer tropas Angolano na Guine-Bissau, quando o CEDEAO queria envia tropas para Guiné, como que uma pessoa muda tao de rapidamente de posição, isso é normal? ou tem qualquer coisa por de traz.
      o Antonio Indjai esta neste momento a criar um novo mostro na nossa força arma pior ao Pansau, porque este em 10 anos de tropa chegou a capitão, o novo so fez 2 ano ja é capitão, ele é lider de esquadrão de morte, ele é que espancou as pessoas e autor de assassinato ocorrido no país. proxima vem mais detalhes sobre a esquadrão de morte de estado maior.

    • Sr MB, começo por te dizer que sou, Fernando Mbali Tchuda, da etnia Balanta mas acima de tudo sou Humano e orgulhosamente Guineense, por favor simplifique o seu nome, porque MB são inicias e pode não significar nada. O Sr é que é um grande Mentiroso, o Aly Silva tem sido um Homem Lutador pela JUSTIÇA, contra o tribalismo. Devo lhe dizer que os processos do Aly Silva e de Cadogo ainda estão em abertos para que possam no caso entenderem avançarem para a Justiça.
      Por favor vamos ser realistas se na realidade Amamos a nossa Guiné.
      Quem é que não sabe que foi o António Iinjai e com a participação do agora (prisioneiro) Pansau Intchama mais 6 pessoas é que mataram o então Presidente Nino Vieira? Eu sou Militar e sou com todo orgulho da etnia Balanta, mas não concordo com o que alguns Balantas estão fazer neste momento. Estou completamente desgostoso com as atrocidade que tenho visto, mas Deus é grande.
      O António Injai e os que lhe seguem, tais como o Governo dos Golpistas não escaparão a uma verdadeira Justiça. Este é o momento de os familiares destes senhores lhes chamarem atenção, porque depois será tarde e não venham a dizer, (Coitade flano gora i era bom dimas).
      Viva a Paz na Guiné-Bissau e Viva o Povo Guineense.
      Fernando Mbali Tchuda.

      • Sr Fernando tens toda razao, O Cabral dizia que o homem quando que ser oportunista, recorre as suas origens, como é o caso do Antonio N’djai, Kumba Iala … Coitado dos BALANTAS, povo amavel, trabalhador, estao a ser vitimas, por causa de gentes que querem encher os seus tachos a custa do nome do povo BALANTA, na verdade nao se identificam com o modo de vida dos BALANTAS. O MB nao existe, é anonimo, Como é anonimo, nao esta dotado de razao, nao pensa, logo nao existe.

      • Vocês que armam que são patrióticos gostava de ver as vossas sugestões sobre as declarações do Cabo-verdeano , Júlio C. Carvalho :
        (Resposta às acusações do Governo de transição da Guiné-Bissau)
        O António Aly Camaleão da Silva viu isso. Consultem os insultos Que o Dr. Julio C. de Carvalho que fez contra todos os filhos e amigos da Guine -Bissau .Mas só lhe respondeu 2 ou 3 guineenses .

    • MB, informa-te melhor, porque há voos a noite de Bissau para Dakar. O Aly critica quem a seu ver, está errado. Se antes criticou o governo do Carlos Gomes Jr. é porque havia algo a condenar, assim como agora critica a situação caótica em que se encontra o nosso país.

    • Eu não concordo com as tuas afirmações, no que diz respeito ao Aly Silva, nós guineenses temos que nos unir mais pela verdade e deixar de defender os malfeitores, todos ós sabemos que o nosso país eatá parado deste o levantamento de 7 de junho 1998, estavamos a espera depois disto as coisas íam melhorar, mas piorou depois de ultimo mandato do Sr.Ca Carlos G. Júnior, vimos que as coisas já estavam melhorar e muitos guineenses com quem eu falei ja estavam com ideias de voltarem ao país inclusive eu, mas com golpe de 12-04-2013 foi adiado mas um futuro risonho, espero que os militares tenham conciencia que o papel deles é defender a integridade nacional, não interromper o procesoo de desenvolvimento naional

  6. o descanço do guerreiro!
    Amigo Aly Silva faço votos para que tudo de bom aconteça contigo e de todos aqueles que te sao queridos inclusive o povo indifeso da Guiné Bissau! Eu cá para mim intrepreto a tua saida da Guiné como descanço dum guerreiro. Até porque aos herois ninguém nem nada os assusta e tu já passaste por momentos piores. Estou seguro que brevemente estarás de volta a Bissau para reatares o teu labor. Expero que mantenhas sempre em funcionamento o teu/nosso blog aliás estou seguro de que continuas com boa fonte de informaçao desde Bissau que nos irá alimentar de notícias frescas da terra mae. Um abraço e desculpem os erros ortográficos devido ao meu teclado estar em español.

  7. ao PM – por acaso ate tem voos diarios para dacar, e nesse dia que o Ali saiu de bissau houve voo nocturo, as 23 horas. é so perguntar a senegal airlines

  8. Com qual dos Alys ficamos,o que nos contavam tudo sobre o Cadogo e todo o seu cometido como 1ºministro ou o Aly salvador do povo.NO CA BURRO BÓ

  9. Pingback: Guinea-Bissau: International Arrest Warrant Against Blogger · Global Voices

  10. Oh Aly, não percas o teu precioso tempo a responder aos fdp sem importância nenhuma, com as mentes completamente atrasadas.
    Não vale mesmo a pena, isso tudo não passa de inveja, continua a tua caminha e sempre a subir. Nós que gostamos da Guiné estamos e estaremos sempre do teu lado, os outros não lhes dás a importância que não têm e nunca vão ter.

  11. E agora, camarada MB? Provas o disseste senao, o mentiroso e’ Tu. Alias, como tu e’ que nos tem atirado no pantanal e nos queira identificar como salvangens a que pertence. Mas nunca! Nunca compactuaremos com a violencia gratuita, infamia e roubos, trassos da vossa cultura etnica!

  12. Aly, nao percas o teu tempo com gajos que nem portugues sabem escrever, pois através da escrita identificamos os analfabetos que nao querem pegar num livro para aprender a ler e os brutamontes que preferem se encostar a uma arma para mostrar que sao superiores quando na verdade querem esconder suas fraquezas. nao reparaste que MB significa “Muito Burro”????? tu criticas tudo e tudos que estao no caminho errado. foi-se o cadogo e agora é a vez destes macacos, tenho a certeza que o proximo a vir irá tambem levar com a tua arma digital

  13. Graças ao Allah estas sao e salvo. Tu és um homem com (H grande) por isso te chamas ALI quarto Califa do Islao, tens feito um notavel trabalho para todos os amantes da paz. Estas muito acima dos Docas etc, como tal ignora-os, nao perca tempo com eles.
    Acerca do continuar ou nao com o blog, aconselho -te : Primeiramente pense em si e nos seus, so depois preocupa com a GB porque todos nos temos divida para com ela.

  14. Pingback: Guinea-Bissau: Internationaler Haftbefehl gegen Blogger · Global Voices auf Deutsch

  15. O pior para a Guine , são os guineenses .Tais como : O Carlos Gomes Júnior, o Nino Vieira , o Kumba Yala ,o António Ind. o José Zamora Induta , o António Aly Rodrigues Silva o Momo Ture o Inocêncio Cani e tantos outros……. Mas o pior dos piores é o Aly e a sua ” DITADURA DE CONSCIÊNCIA ” Divido o seu monopólio de desinformação é um canal onde pode manipular a consciência de muitos, e ainda mais nesse momento de perturbação social. Os guineenses psicologicamente estão fracos devido demasiado abusos e guerras ao poder entre algumas pessoas de alas opostas que os seus nomes em cima se encontram . Cuidado caros irmãos não precipitem por nervosismo se não esses nervos serão eternos e mais mais VOLUMOSO .Nao é nada difícil topar que o gajo esta a fazer campanha pro-sanguinária a favor do Carlos Gomes Júnior a que ele falava mal dia e a noite sobre os seus comportamentos administrativo , e Maquiavélico. Sera que do ano 2009 ate a nao muito afastado tempo o Sr. Ali Camaleão da silva estava a escrever inconscientemente sem convicção sem ideologia e sem orgulho??????????????????????? Porquê que agora ele ” acamaleanou ” e ficou o maior servidor dos desejos de Carlos Gomes Júnior que a sua historia esta muito ligado com as perdas de vida humana de alguns guineenses que nao foram nem julgado oficialmente ou juridicamente, foram brutalmente maltratados e fuzilados ………..? Porquê, hoje o Aly é um defensor mais activo e internacional dos desejos traiçoeira , sanguinária , anti-patriótico e ante moral do Carlos Gomes Júnior? Por favor queridos filhos de MAMA GUINE DEIXEM O GAJO FECHAR A “DITADURA DE CONSCIÊNCIA”

    • olha valoria não te conheço, mas penso quem esta psicologicamente fraco é vc. porque da forma como falas parece que não viveste nunca na guiné e nunca acompanhou por perto o sofrimento daquele povo. as pessoas que estão a ser maltratadas, espancadas é também a mando do cadogo?? as familias que estão a passar fome neste momento na guiné é também carlos gomes junior? deixa de dizer besteira , o povo da guiné esta farto de tanto sofrimento causados pelos golpes de estados e regime militar puramente ditador e que impede o desenvolvimento da nossa guiné. porque sem estabilidade e respeito aos direitos humanos não se pode fazer nada. Deixa o Aly fazer o seu trabalho em paz. Pensas que não estamos fartos desta situação em que o pais se encontra. se estas a viver bem deixa aqueles que estão a lutar pela liberdade continuarem a sua luta . Viva guiné BIssau Se Deus tudo isto tera fim.

    • ditadura do concenso te encomoda, nao é, entao temos pena, tu nao sabes o que dizes, agora quem é contra golpistas é favor ao cadogo, vai mais é fazer uma lavagem celebral, so assim podes falar de aly silva. os homens inteligentes falam porque teem algo a dizer e os burros como tu e MB falam porque querem dizer lgo, fala quando tens algo a dizer de merda lantindam.

      • A vossa forma de escrever ou exprimir demonstra que vcs sao crianças . Mas se na verdade vcs são adultos é porque certamente teem mentes desleixados e incapazes de fazer analises construtiva e não só em fim a vossa vida esta fodid………….. Nao suicidem-se pelo vosso grande desgostos naturais , eu aconselho-vos ir nas zonas rurais prestar o que talvez pode dar- vos certo , trabalhar a terra cuidar dos gados ………È muito triste um adulto a funcionar com a mente dependente . Infelizes!

  16. O guineense é mesmo assim. Temo pelo povo do meu pais, deixem o Ali fazer o trabalho dele, longe, longeee do que qualquer um de nos ja fez pela guine-Bissau e merecia uma estatua

  17. O Aly Merece uma grande estátua o Maior de todos que ja tiveram alguma vez na Guine. Pra ser mais qualificado e mais significativa tem que ser munido de uma tecnologia espectacular de Japão do pescoço pra baixo tem que ser puramente Humana , partindo do pescoço para cima feito de cabeça de camaleão a mudar de cor constantemente. Boa ideia!!!!! também vamos fazer do NINO VIEIRA , do Ansumane Mane , do Kumba Yala , Momo Ture, Inocêncio Cani Yaya Dabo Du Mon de Ferro Dr. Tchinho , Cadogo Pansau Ntchama Zamora Nduta…. Mas do Aly tem que ser maior que de qualquer um. Muito boa ideia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Bravo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  18. Pingback: Γουινέα-Μπισάου: Διεθνές ένταλμα σύλληψης για blogger · Global Voices στα Ελληνικά

  19. Valodia, nome parecido prostibulo de protistutas,se tu odeias o senhor Aly, é vosso preblema, mas vamos a realidade, a Guiné esta passar momentos duros, nao podemos estas a favor dos militares que dao un golpe de estado e mandam chamar a Nigeria para nomear un presidente, isto é falta de respeito para o povo da guiné,caro V A LO D I A,ESTE NOME SERA O NOME DO MEU FUTURO DISCOTECA,muda de opiniao porque a maioria vence tu pertence a menoria, viva guine abaixo nomes raros com mentes odiosos.

  20. A Guiné já não tem milhares de Guineenses que podem e sabem governar aquele país., mas «fugiram» para Portugal e França.
    São muitos milhares que nunca mais vão voltar à Guiné, estão à espera que um dia aquilo seja um país sem derramamento de sangue.
    Mas o ódio que vem desde Conacry, não permite.

  21. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! vergonha , vergonha pa!!!! pelos vistos vcs sao maiores de idade . comentam e não sabem fazer analisar. Gentes buuuuuuurrrra!!!!!!!!!!!! Oi desculpe! , alias tendenciosos ou inocentes . Ingratos!!!!!!!!

  22. O valodia esta assim porque se calhar nuca vivem em bissau e na maior das calma deve ter um familiar no governo ou na presidencia tal como o demente doka ou o doente didinho. A guine-bissau com filhos
    assim esta fodi…..

  23. Ok! Emanuel o Aly é pessoa de confiança e ideal. Epa !! não vou repetir os meus erros, a tratar o cheiro de retret por um perfume Paco Robanne .Hummmm ,cheira bem so porq não consigo respirar um ar puro ….??

  24. Vocês que armam que são patrióticos gostava de ver as vossas sugestões sobre as declarações do Cabo-verdeano , Júlio C. Carvalho :
    (Resposta às acusações do Governo de transição da Guiné-Bissau)
    O António Aly Camaleão da Silva viu isso. Consultem os insultos Que o Dr. Julio C. de Carvalho que fez contra todos os filhos e amigos da Guine -Bissau .Mas só lhe respondeu 2 ou 3 guineenses .

  25. Nao e Emanuel, mas Manuel. Tu es um complexado e um tanto burro. E nao e Paco RObanne mas sim Rabanne…O que o Sr Julio Carvalho escreveu é aquilo que os guineense tem medo de escrever. Vai catar macacos e deixa nos em paz

  26. manelito ,esse é o nome de uma pessoa, ainda mais estrangeiro , coruja primeiro os seus erros gramaticais e depois pense em corrigir os outros a escrever nomes distantes.Eu não “VIVEM em Bissau ” eu vivo em Bissau ( presente do indicativo) e TU VIVES DE ERROS também presente do indicativo. PALHAÇO GENTE BURRA!!!!!

  27. manelito ,esse é o nome de uma pessoa, ainda mais estrangeiro , coruja primeiro os seus erros gramaticais e depois pense em corrigir os outros a escrever nomes distantes.Eu não “VIVEM em Bissau ” eu vivo em Bissau ( presente do indicativo) e TU VIVES DE ERROS também presente do indicativo. PALHAÇO SUJO ! GENTE BURRA!!!!!

  28. manelito ,esse é o nome de uma pessoa, ainda mais estrangeiro , corriges primeiro os teus erros gramaticais e depois pense em corrigir os outros a escrever nomes distantes.Eu não “VIVEM em Bissau ” eu vivo em Bissau ( presente do indicativo) e TU VIVES DE ERROS também presente do indicativo. PALHAÇO SUJO ! GENTE BURRA!!!!! Salvo….

    Comentar ↓

  29. Ouça! eu ja ouvi esse disparate . vou te fazer chegar as imagens que eu tenho no meu tlmvl. Na marcha sobre assassinatos de 2009 em bissau onde o Aly participou como jornalista e como protestador. A dizer!” Abaixo” …

  30. Ouça! eu ja ouvi esse disparate . vou te fazer chegar as imagens que eu tenho no meu tlmvl. Na marcha sobre assassinatos de 2009 em bissau onde o Aly participou como jornalista e como protestador. A dizer!” Abaixo” …Documentos tem ….

  31. Pingback: António Aly Silva fala sobre a situação na Guiné-Bissau | O Informador

  32. os balantas teem que fazer uma coisa, se realmente querem falar com os outros guineeses teem de tirar lama do corpo, parar de roubar e deixar de violencia gratuita, os manjacos ja nao querem ouvir falar de voces, porque roubaram o que demorou seculos a serem preservado os gados e vidas perdidas apos os furtos, os pepeis nao querem saber de voces, os felupes que apelidam de rebeldes ja estao prontos para devolver a humilhaçao. o resto nem querem ouvir palavra balanta pra nada. porqué que nao vao pra outro pais como a nigeria , senegal ou costa do marfim. se realmente sao inteligentes como dizem porque nao lutem democraticamente? sabem porqué a matematica nao é unica disciplina no mundo burros, quem rouba é sempre bom a matematica.

  33. A vossa forma de escrever ou exprimir demonstra que vcs sao crianças . Mas se na verdade vcs são adultos é porque certamente teem mentes desleixados e incapazes de fazer analises construtiva e não só em fim a vossa vida esta fodid………….. Nao suicidem-se pelo vosso grande desgostos naturais , eu aconselho-vos ir nas zonas rurais prestar o que talvez pode dar- vos certo , trabalhar a terra cuidar dos gados ………È muito triste um adulto a funcionar com a mente dependente . Infelizes!

  34. Pingback: Dez meses, 100.000 visualizações. Obrigado a todos | O Informador

  35. Pingback: Tudo o que precisam de saber sobre… a crise com a Guiné Bissau | O Informador

  36. meus caros compatriotas! lamentavelmente e doloroso, ver e ouvir a tese q muto de voces tentaram dar a abordagem da terra q nos pertence a todos nos.
    o momento n e de tanta critica ate mesmo parece que ninguem mais tem algo positivo pra dar em prol de solucao da crise.
    sera q ALY esta a ter razao ate agora pelo q esta a fazendo ou esta a trabalhar por alguem? reflitam… aquilo q ele faz e simplismente uma campanha defamatoria contra o pais q ele define como seu. ALY ja teve no PRS q ele condena hoje com viemencia, porq? hoje aliaz duas semanas antes das eleicoes o q ele escreveu sobre o CADOGO pensem bem e reflitam como pessoas com minima de preparacao.
    eu sou seguidor dos blogues e sites guineense. mas vejo muita diferenca em termos profissionais. n basta defamar pessoas. naquele pais quase todos teem “RABO DI PADJA” tou referindo politicos.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s