Isabel dos Santos: a mulher mais rica de África

A notícia foi avançada pela revista Forbes: “Isabel dos Santos, filha do presidente angolano, é a primeira bilionária africana“. De acordo com a publicação norte-americana, as acções que Isabel dos Santos tem comprado em Portugal nos últimos anos, juntamente com os bens que detém através de um banco em Angola, fazem dela a primeira mulher do continente africano a alcançar uma fortuna de mil milhões de dólares. É muito.

Depois de enumerar as participações que Isabel dos Santos possui em Portugal, a Forbes questiona: “como é que uma mulher de 40 anos que começou com um restaurante conseguiu tal fortuna?” A resposta é dada por Peter Lewis, professor de Estudos Africanos da Universidade Johns Hopkins:

“It’s clear through documented work that the ruling party and the President’s inner circle have a lot of business interests. The source of funds and corporate governance are very murky. (…) The central problem in Angola is the complete lack of transparency. We can’t trace the provenance of these funds.”

Uma porta-voz de Isabel dos Santos em Portugal, que não é identificada, diz que estas declarações são especulações e que os investimentos da filha do presidente angolano foram feitos com toda a transparência. No entanto, nada explica as origens da fortuna da “princesa”, como é conhecida em Angola. A Forbes promete voltar ao assunto.

IS

About these ads

50 thoughts on “Isabel dos Santos: a mulher mais rica de África

  1. Só é possível tal milagre quando se tem um pai que se esconde atrás da cortina para não ser visto como o detentor dessa fortuna, pois de um simples restaurante nem o ilusionista Julio de Matos poderia tirar esse dinheiro da cartola. Só não vê quem não quer, pois as riquezas desse belo país só serve par meia dúzia de famílias bem conhecidas e que um dia pagarão por esse saque. . O que é da Angola deve ser repartida pelos angolanos e não pela pirataria que se enriquece em segundos tornando-se multimilionários com a abertura de restaurantes. Cuidem-se, pois não há nada que não tem fim, o povo está a ver e eles pensam que o povo é cego, pois o dia que chegar o diluvio dirão que o povo é ignorante.

    • Não concordo plenamente, embora não haja dúvidas que tal como a demais elite de Angola, ganhou imenso com a influência do pai, mas ter um marido que é das maiores fortunas de África ajuda e ninguém lembra disso. Caso se tratasse de um Amorim ou Espirito Santo, ninguém se lembra, embora sejam sócios e ganhem mais ainda do que ela, esqueci, são brancos e europeus…

    • …Um dia pagarão. Tudo tem seu fim. Um dia tudo vai acabar. Ou seja, um dia Deus vai fazer justiça. Simplesmente é um discurso religioso, imaginário que nos foram dados ao longo dos séculos. Discurso que deixou a África negra num inferno eterno. Para que tudo desse certo, deve houver um planejamento, uma reflexão, uma luta pelo bem. Não é ficar ancorado nas lamentações e mesquinharias.
      A partir da Guiné-Bissau

  2. Coragem e continua assim…força mulher, deixa os cães ladrarem. Tudo isso é porque és africana e há quem pensa que o africano nasceu para ficar pobre tempo inteiro. Não conheço ninguém deste mundo que publicou na integra as origens da sua riqueza, mas uma coisa é certa ninguém nasceu rico. Portanto na vida tudo parte de zero. Que digam o nome de um príncipe ou duma princesa europeia pobre.

  3. …com inveja e ódio unidos
    no combate à transparência
    a Vitoria é duvidosa;
    …não se vai a lado nenhum
    o tempo a tudo esclarece!!!….

  4. Uma fortuna multi-milionária obviamente não se fará de um dia para o outro, mas a alma empresarial está longe de se medir pela natureza do seu negócio, seja ele um restaurante, um orgão de comunicação social, um clube de futebol, uma oficina de sapatos ou uma empresa de IT. Bastante longe até. E ainda bem.
    Por aquilo que me dá a entender das suas investidas empresarias em Portugal, Isabel dos Santos sabe em que cavalos apostar e fazendo referência ao está ao alcance da vista fá-lo de forma irrepreensível e muitíssimo bem sucedida. Quer se goste ou não, Isabel dos Santos segue os ditames do universo empresarial com uma noção claríssima do que faz – diria mesmo cirúrgica – isto é, reunindo todos os ingredientes para aquilo que se chama um negócio bem sucedido: ocasião de negócio, influência empresarial e financeira ao mais alto nível e, finalmente, um privilegiado acesso ao poder político. É a fome e a vontade de comer em festim.
    Descartando a inocência de quem admite areia nos olhos, nenhum empresário ao nível da Isabel dos Santos está, esteve ou estará longe de suspeitas. But that’s the stuff of untouchables…e também nisso é preciso arte! E a Forbes decerto não precisará de nenhum manual de instruções sobre os bastidores daquela que é sua matéria-prima.

  5. em angola as pessoas liga ao poder têm uma nuvem em casa que faz chover dinheiro todos os dias por isso és o motivo de tanta riqueza para os angolanos ligados ao poder

  6. Deve questionar-se! Errei, se porventura fiz passar a mensagem contrário. No entanto não vou dissociar os sucessos da gestão da origem da fortuna, visto não conhecer empresários desta envergadura que não sejam coniventes, em pequena escala que seja, com situações…enfim, duvidosas.

  7. Sou formado em gestão de empresas, universitário; realmente fico impressionado com tamanha determinação e capacidade de crescimento da cara senhora Isabel, mais não devo deixar de salientar que daí depois de aproximadamente 15 anos tornar-se a primeira bilionária de África seja simplesmente por mérito próprio, mais temos que ser realistas, o pai presidente e dono de angola, minha querida, seja lá sincera, certamente tudo se torna mais fácil quando não precisamos pedir permissão do que queremos fazer, muito menos quando o capital próprio tem uma origem que é o papa. se fosse a ti também seria bilionário!

  8. será que ela são donos do pais Angolana
    Esta Isabel é uma Falsa , os que estão no poder tem que falar com ela para saber de onde veio esta fortuna toda para todos angolano ficar a saber que no pais angolano esta uma merda
    até os mais velhos que estudar tanto não são assim com ela de onde veio esta riqueza diz

    os mais velhos também sabem da verdade mais não quero explicar através do pão

    elaborado pelo
    Paixão

  9. Ha tanto tempo que neste pais chamado Angola um grupo de homens tomaram de assalto . O um povo e se apoderam se de tudo e combram o petróleo e diamante como preco de resgate e do omelete que fazem o povo só tem direito o cheiro e o óleo . Tomara que quando morres seje encomendado um caixão de dois sarcófagos que cabe os teus milhões e voce e toda tua linhagem para poders ir com ele ao inferno para corromperes o diabo para reservar vos um lugar vip. Acredite que Deus e justo e fará a sua justiça

  10. Puxa pa! não nos façam de parvos! Será que a Isabel é mais inteligente que quem para ter uma fortuna como esta? Alguem bem disse atrás que a questão não se cinge na gestão desta foruna que todo cego sabe de onde vem. A questão é quanto é que ela acumulou isto tudo? será mesmo por causa do restaurante? Olha para um bom entendido, basta dizer que se eu tivesse um pai como ela não precisaria de começar com um restaurante, começava a vender amendoim na rua e teria hoje o dobro daquilo que ela possui, perceberam?
    Povo de Angola, vão dormindo comendo fuba com peixe seco, enquanto uma elite nada em dinheiro. Olhem para a primavera árabe, sigam o exemplo, tirem o tipo do poder e verão se a riqueza da dita cuja irá continuar. O dinheiro é vosso pá, chega de serem enganados com cu duro e kizombas de barriga vazia.
    Ultima pergunta. Porque o tipo evita viajar para fora de Angola?
    Vocês tem a resposta?

  11. O meu comentário, em volta da Isabel dos Santos, é encorajador. Irmã Isabel ciga em frente não se deixe por vencida por aqueles que tentam interpretar erradamente a génese da sua vida como empresária. Acredito que se fosse uma europeia ninguém ia abrir boca.

  12. Mana, mustra o quanto as oportunidades fazem o homem (mulher) de sucesso e que e possivel ser bilionaria em africa, a partir do trabalho. forca mulher

  13. Talvés porque és filha do Presidente, por isso vais sofrer tanta investigação. Não admiras Isabel. Estás sendo uma materia prima para os fofoqueiros. FORÇA QUERIDA, VÁ AVANTE, para ajudar outros angolanos ou Moçambicanos.

    • Em nome dos Angolanos jenuinos, nos faz so um favor para diminuir o valor do saldo, porque em Africa é so em Angola onde a comunicação é muito cara. Vocés porque não compra o proprio saldo, não sabe confome custa.

  14. este pais e tudo atoa porque so se enriquece as mesmas familia encuanto a filhos que nao tem pai esse dinheiro deveria dar a os pobres que precisa ,por favor me espliquem quando e q comesou a trabalhar p ter essa toda furtuna p ser a mulher mais rica de africa,mais te razao porque aqui na banda tudo e deles como e q nao vao ser ricos.mas pensem tambem proprio os angolanos.

  15. Vocês são ums perdedores, bando de invejosos.
    se o dinheiro saio da onde não interessa, ela trabalhou ou acha1 que foi o pai dela que deu tudo. Vamos nos preocupar com as nossas vidas. Seus burros, pobres…..,

  16. Tudo o que tenho a dizer é: VÃO À MERDA TODOS OS ENGRAXADORES QUE TENTAM DEFENDER UMA FILHA DE UM SAQUEADOR QUE SE ENRIQUECEU PELO MESMO FRUTO “ROUBO” FILHOS DA FORTUNA
    VÃO PAGAR COM UM CASTIGO DIVINO

  17. Pingback: Dez meses, 100.000 visualizações. Obrigado a todos | O Informador

  18. enquanto o angolano sofre os governante beneficiam desta riqueza mas deus esta a ver tudoe um vai fazer justiça

  19. Pingback: O Informador, ano um | O Informador

  20. k lamexas….pros e contras nao e de estranhar…”cego e aquele k nao ker ver” k fez ela aos 40 anos pra possuir tamanha riqueza, dr. dree vendeu milhares de fones com marca beat e com a massa k ja tinha e nao deve ter essa quantia, governantes corruptos povo passifico da nisso. Deus e o tempo um deles ha-de resolver vossos problemas de corrupxao, continuem a dormir Marido dela e Portugues.

  21. pessoal, e so lamentar…..e assim, aqui em africa so reina o espirito de nepotismo….as pessoas mais ricas sempres ascendem sua fortuna por vias ilicitas…..o africano nao gosta de ajudar o outro irmao que padece e clama pela fome e falta de alimentos……pessoal o africano nao tem coracao…..gosta de comer sozinho…..nao grama de helpar o outro…..os corruptos e o que ha demais meus queridos…..muitos dos ricos africanos que temos enriqueceram por meio de vias de roupa do hierario publico……por isso mesmo que a pobreza absoluta neste negro continente vai se perpetuar para mais decadas ou seculos vindouros…..porque o espirito de pobreza mental e mais forte que a pobreza material ou economica propriamente dita. por joi.

  22. Quem vive assim esta vida arrisca uma eternidade de espirito tortuoso, os espertos deste mundo acabam sendo mais ignorantes que o povo que subjugam!

  23. Pingback: Os 13 posts mais lidos de 2013 | O Informador

  24. Pingback: Isabel dos Santos: a mulher mais rica de África | PINN

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s