Portugal na ONU

Não é uma situação normal. O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, faltou à sessão de abertura da 67ª Assembleia Geral da ONU. O chefe da diplomacia portuguesa começou por ter viagem marcada para Nova Iorque no domingo, 23 de Setembro. Depois adiou-a para quinta-feira, 27, um dia após o Conselho de Ministros extraordinário que discutiu o Orçamento de Estado para 2013. Mas acabou por cancelar a deslocação num momento crítico da coligação: o governo prepara-se para anunciar novas medidas de austeridade e a ausência de Portas do país, como aconteceu na altura do anúncio das alterações à Taxa Social Única (entretanto abandonadas) em que o presidente do CDS estava no Brasil, seria tudo menos bem vista no executivo. Ainda assim, a ausência de um representante de Portugal ao mais alto nível na AG da ONU continua a não ser normal.

Portas acabou por ser substituído pelo embaixador de Portugal nas Nações Unidas, José Filipe Morais Cabral. Na sua intervenção, o diplomata começou por fazer um balanço do mandato nacional no Conselho de Segurança, salientou o papel de Portugal em situações que desafiam a paz e a segurança internacional.

No caso da Síria defendeu que não há alternativa a uma solução pacífica que legitime as aspirações do povo sírio e permita uma transição democrática no país. Sobre a Guiné-Bissau defendeu a restauração da ordem constitucional, que implica a formação de um governo que inclua o PAIGC. Por fim, realçou a a história de sucesso de Timor-Leste e prometeu que Portugal continuará a apoiar o jovem país no caminho do desenvolvimento económico e social.

1 thought on “Portugal na ONU

  1. Pingback: A “herança envenenada” de Paulo Portas a Rui Machete | O Informador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s