As revelações de Manuel Monteiro sobre Paulo Portas

Manuel Monteiro deu uma entrevista à SÁBADO que devia ser lida, obrigatoriamente, por Pedro Passos Coelho. Assim, talvez o primeiro-ministro perceba melhor com quem está a lidar, quando conversa e negoceia com o líder do outro partido da coligação de governo. Diz Manuel Monteiro:

“Hoje, com o distanciamento do tempo, tenho de admitir que eu não estava preparado [para a ascensão de Paulo Portas]. Era o único hiperaplaudido nos comícios e comecei a partilhar o palco com ele. Mas houve outras questões. Antes das minhas intervenções em comícios e conferências, eu falava com três ou quatro pessoas e, evidentemente, como Paulo Portas. Passou a acontecer isto: nós íamos para os comícios e, como eu era o presidente do partido, falava em último. O Paulo Portas falava antes de mim e dizia o que era suposto ele dizer e o que era suposto ser dito por mim.

Mas não combinavam os discursos?

Sim, mas ele entusiasmava-se, sabe? Quando ele se entusiasmava [ri-se] e acabava de falar… bom, começa aí a história de “o Monteiro não sabe falar”.

Falou com ele sobre isso?

Ele dizia que se tinha entusiasmado e que nós devíamos ser muito firmes porque a comunicação social ia tentar dividir-nos e que nós tínhamos de ser imunes a isso, etc., etc. Mas comecei a não combinar as coisas e a aparecer nos comícios só depois de ele falar. É a primeira vez que estou a dizer isto. Vou-lhe contar mais uma coisa: na primeira reunião do grupo parlamentar do PP que tivemos em 1995, no Hotel Tivoli, em Sintra, eu achava que o líder devia ser o António Lobo Xavier. O Paulo Portas chegou a essa reunião e disse logo que não sabia o que é que eu tinha pensado, mas que entendia que o líder devia ser o Jorge Ferreira, o meu grande amigo, deixando-me numa situação muito complicada. Não era depois fácil dizer ao melhor amigo que não devia ser ele.

Paulo Portas fez isso de propósito?

Hoje, tenho a firme convicção de que sim.

Com que intenção?

Ele achava que podia controlar o Jorge Ferreira e que seria mais difícil com o Lobo Xavier. Estava completamente enganado: o Jorge Ferreira era muito amigo dele, mas tinha uma lealdade para comigo à prova de bala. Mais tarde, passou-se algo que só poderá um dia ser explícito se for autorizado pelo ex-primeiro-ministro António Guterres.

O quê? Negócios, acordos de bastidores?

Um dia terei esta conversa com o eng.º António Guterres para podermos falar claramente sobre isso. Eu queria fazer acordos políticos com o governo de António Guterres – repare-se que estamos a falar do único governo português, com maioria relativa, que durou quatro anos, entre 1995 e 1999. Quando estávamos a negociar política, percebi que Portugal estava já dominado por interesses, que podem ser legítimos se separados da vida política, mas que passavam por acordos para tomar conta de televisões, acordos que implicavam a nomeação de pessoas do CDS para lugares da administração de empresas públicas, etc.

Paulo Portas esteve por trás disso?

O dr. Paulo Portas nunca, nunca, na minha opinião, se importou muito de afastar essa vertente dos negócios da sua pele, o que, para mim, foi uma surpresa total. O combate que travámos contra o cavaquismo era contra as pessoas que estavam na política para se servirem, para trazerem clientes e negócios para os seus escritórios,e eu apercebi-me de que isso tinha mudado. O PP foi um sonho que podia ter sido algo de ímpar e inovador na vida política portuguesa, mas que se destruiu pela minha zanga com o Paulo Portas.”

 

Actualização: a entrevista completa está aqui.

Anúncios

74 thoughts on “As revelações de Manuel Monteiro sobre Paulo Portas

  1. O Dr Manuel Monteiro sabe do que fala. No Congresso de Coimbra, houve duas pessoas que nao aplaudiram Portas no seu discurso assassino. O erro de MM foi ter sobreavaliado o bluff Portas. Os Congressistas nunca abandonaram Manuel Monteiro. Simplesmente MM alaudicou perante o bluff Portas. O País perdeu o Partido Popullar e perdeu o seu Líder.

    • inveja o caneco. Que dizer de um idiota que esta metido em escandalos de submarinos, universidades corruptas e muitas outras coisa que nao devemos saber… Aliás é um merdoso como quase toda a classe politica. Cambada de mentirosos e ladrões. Infelizmente, nós o povo, esquecemo-nos da merda que ele faz, e depois volta aos mercados de peixe para enganar os parolos e voltar lá para dentro da gamela e continuar a nada fazer. Incompetentes e vigaristas. Mas nós somos os culpados, temos memoria de peixe e vamos sempre votar na mesma cambada de cangalheiros que há-de levar o país à ruina. Somos pretos pintados de branco. É o que ele fazem de nós, sem desrespeito por os pretos que somos todos, obviamente iguais. Enquanto ninguém se passar da cabeça e der um tiro num deles por roubo e atentado contra quem honestamente trabalha para pagar as contas e sustentar os filhos, esta merda infelizmente nao muda. Vai ter de ser a lei da bala. Aí se calhar eles começam a temer e a respeitar o povo!

  2. Deverá questionar-se porque razão nenhuma AD chegou ao fim na legislatura, com Portas ou antes dele ??? Já noutros tempos, e sei do que falo, o PPD insistia em menorizar o CDS, com a estratégia de lhe retirar peso político-eleitoral, e o resultado está uma vez mais à vista…

  3. NÃO VOTO EM NENHUM DESTES DOIS PARTIDOS E MUITO MENOS NO PS POR NÃO SER CARNE NEM PEIXE (RESSALVO ALGUNS ELEMENTOS DO PS POR QUEM NUTRO MUITA CONFIANÇA) MAS SEI QUE VOTANDO NALGUM DELES ,ESTOU A VOTAR CONTRA MIM ! VOU PORTANTO CONTINUAR A VOTAR EM CONSCIÊNCIA ,ESPERANDO QUE O POVO SAIBA QUE ESTES srs SÓ NOS CONDUZIRÃO À DESGRAÇA E QUE AS COISAS ESTÃO A SER PREPARADAS PARA QUE gaspar VOLTE TRIUNFANTE (QUAL salazar) E NOS SUBMETA A MAIS UMA DITADURA ,MAS NÃO SE ESQUEÇAM DO QUE EU DISSE A ESSE RESPEITO ,(O MESMO NUNCA MAIS)

  4. Pq será que Portas, jogou sempre com um pau de dois bicos, este traidor nc foi desmascarado, agora merece levar com ele, dado pelos portugueses a quem traiu…………………

  5. Esta na altura do CDS procurar um novo líder, mais sério e competemte! O Dr. Portas politicamemte esta morto, mas o CDS não!!!

  6. não é mais q um paulinho das feiras, mta ratice, narcisismo e fome de poder q o mesmo já não domina em si. A não esquecer tb o golpe de estado q deu dentro do próprio do CDS, qdo expulsou com um chuto no cú o Ribeiro e Castro da liderança. É tão grande q já não cabe dentro do próprio partido, uma flama de entropia crescente……

    • Também concordo! Um dia os portugueses vão descobrir as ligações PP/P. Balsemão e o assassinato social de um notável jornalista português.

  7. O dr Manuel Monteiro será sempre para mim e para muitos o líder natural da direita .urge a sua volta à vida politica pois Portugal precisa de homens sérios e de valores no meio politico .ainda hoje numa esplanda no barreiro falamos nele como o homem que falta à direita portuguesa . Volte !Portugal precisa.

  8. O cds é um perigo para a Democracia… representa o que de pior há na sociedade Portuguesa… compadrio,corrupção,exploração de quem trabalha ,insensibilidade social… Cambada e oportunistas . Gente que nunca soube o que é trabalhar… uma corda no pescoço a cada 1 deles para não ser muito drástico…
    Repare-se só naquele estúpido insensível do mota soares,que nem falar sabe,nas atrocidades que tem feito aos mais pobres dos mais pobres… criatura abjecta merecia era 1 tiro no meio dos olhos… e os outros ,toooooodos a mesma coisa …

    • exato…. tudo o que está a acontecer aos maus pobres tem o aval do mota soares…….. por isso é que entrou de “acelera” e sai com um BOM carro….. tristeza….

  9. Manuel Monteiro não presta, já desde de jovem no CDS, que enganava as pessoas, começando pelas namoradas a quem falsamente prometia casar
    Agora roi-se de inveja, pois nunca foi ministro, nunca foi nada. foi sim ultrapassado por um político de força.
    Não gosto do Portas, mas ainda menos de MM, coitadinho, nunca fez nada e nada vai fazer.
    porque não se cala de Vez
    PL

    • Esta deve ser alguma “formosa” donzela enganada. Não sou de Direita, mas dentro desse Partido ao longo dos anos, o único Politico que me mereceu respeito foi Manuel Monteiro. Agora, com este depoimento acima, ainda subiu mais na minha estima.

  10. Amigos eu sempre disse e continue a dizer que o Povo Português é burro e inculto politicamente.A nossa sina é o fado por isso estamos sempre de cú para o ar e os políticos aproveitam-se desta situação para nos ir ao cú mesmo sem vaselina.Doi pagar mais impostos, ver reduzidos os ordenados, pagar os roubos dos bancos, pagar as mordomias dos políticos, enfim pagar, pagar.É engraçado sem graça, como o palhaço do Presidente assiste a tudo isto sem nada fazer, por que os seus interesses estão assim salveguardados. Já pensaram por acaso se estes gajos alguma vez pensaram no bem estar do Povo?Eu não acredito no PSD/CDS/PS, por que são farinha do mesmo saco, portanto o meu voto será desta vez para o BE, ou o País endireita ou fica torto de vez. Vamos experimentar a ver o que dá.

  11. Nunca votei direita, mas sempre fui um grande admirador de Manuel Monteiro, e nunca compreendi como nunca ninguém ataca ou atacou o nome de Paulo Portas, coisa que ele fazia sistemáticamente a variadas gentes na 1ª página do Independente, então como diretor…

  12. “tadinho do povo tuga. que fofinhos”
    Começaram agora a acordar… (Deixem vir outro CHEFE de MANADA e depois vamos todos atrás dele, de novo, ruminando alegremente.)

    SE EFECTIVAMENTE USASSEM O SEU DIREITO, EM CONSCIENCIA, os vossos queridos filhinhos não estavam nesta latrina. Estão incomodados?
    É sempre boa solução, ficar a “dar à letra”, não é? Sempre é mais facil.
    Bom trabalho!
    (Gostam de estar de joelhos, tadinhos. Já estão habituados.)
    “Vou ficar no conforto do meu lar, e fazer uns comentários para mostrar preocupação.”

    E SE FIZESSEM ALGUMA COISA?

  13. Pingback: Todas as revelações de Manuel Monteiro sobre Paulo Portas | O Informador

  14. Normalmente os Bons são tirados Fora,mas não Morrem…..na minha modesta opinião o Sr.Manuel Monteiro É um bom político mas nunca deve perder o Respeito a Confiança do Povo que Governa nem ele nem Nenhum político está acima de Ninguém.

  15. com tanta politica… MANIFESTEM_SE, mas na rua!!!! GRITEM E FALEM ALTO mas na rua… A minha avó, sábia esta SRA já dizia, ZANGA DE COMADRES, VENHAM AS VERDADES!!!! E meus caros,
    a politica deste pais não é partidária ou de interesses políticos…
    Esta classe politica e feita de comadres!!!!!

    • Na rua para quê ? Eles, e toda a sua tropa de comentadores televisivos, são surdos e cegos aos sons e imagens da rua. E depois mandam-nos atacar por policias que protegem os ladrões e corruptos e nos agredirem a nós que lhes pagamos os ordenados. Na rua não obrigada. A minha ARMA é o voto.

  16. Eu conheci o dr. Manuel Monteiro de perto e devo dizer que não acredito numa palavra do que ele diz. Ele que explique como chegou à liderança do CDS, o que aconteceu com os cartazes da campanha do Dr. Lucas Pires, porquê nos meses anteriores ao congresso que o elegeu não foram aceites novos militantes nas distritais que não o apoiavam, etc…

  17. Nós precisamos de alguem para governar o país que não tenha um passado político, os políticos são todos racistas, só sabem defender a sua cor política.
    Deviam de estar todos atrás das grades a pão e água ludra.

  18. “Prometo cumprir com lealdade as funções que me são confiadas”. E assinam por baixo. Ora, embora PP seja o líder de um partido que faz parte de um governo, foi escolhido por Pedro Passos Coelho para esse governo a fim de, servindo o País, desempenhar as funções que lhe foram confiadas – as de Ministro dos Negócios Estrangeiros. Do mesmo modo, Vítor Gaspar foi escolhido por PPC para desempenhar as funções de Ministro das Finanças. Tendo-se demitido destas funções, seria lógico que fosse novamente PPC a escolher o/a sucessor(a), competindo a Portas continuar a exercer, em nome do País, as funções que lhe tinham sido confiadas. Ao justificar a saída do governo com a escolha de PPC em ML Albuquerque, Portas, arrogantemente, exagera, colocando em primeiro lugar o que pretendia e pensaria ser benéfico para o CDS (?), independentemente e em detrimento dos prejuízos que tal decisão pudesse causar ao País. Concluindo: Portas colocou os interesses do CDS (?) à frente do interesse nacional, provocando mais uma crise, de que o País, decididamente, não precisava. Como diz o Povo, “com amigos destes, Portugal não precisa de inimigos”.

  19. Ao chegar até aqui (uff, que alívio!) fico com vontade de vomitar. Este espaço destinado a comentários foi uma estrumeira completa, excepção feita a um único comentador. Todos os outros mostraram bem – mais uma vez – de que é feito este Po(l)vo: uns com seus tentáculos firmes a tentarem segurar a todo custo o feudo que sempre lhes pertenceu, e outros, quais carneirinhos amestrados (e humilhados porque assim gostam) eternamente dispostos a seguir o que pensam ser o seu dono. De uma vez por todas fixemos esta ideia: PORTUGAL NUNCA PRESTOU PARA NADA! A História que nos contam é uma mentira colossal. Somos um país com características únicas. Não somos um povo definido; somos uma miscelânea de vários povos e raças que por cá passaram e alguns foram ficando. Quem ficou? Os cobardes e os ineptos, que se submeteram aos que já dominavam. E daí para cá, decorridas 8/9 séculos, os comportamentos e mentalidades têm-se mantido. Portanto, nada resolve esgrimir argumentos porque os escravos da nova era hão-de continuar fiéis seguidores do seu senhor. Como no pas
    sado.

  20. Tão defensora da “boa causa” que até confia no “doutorzinho”…
    Já nem é preciso lubrificante!
    “CUIDADO que vem aí os ESQUERDINHAS com os verdes, e os comunas todos… UUUIIIII QUE MEDO”
    Será o prenuncio do fim do Portugalinho, se mudar de mãos!?
    Por mim podem oferece-lo aos ciganos. Pelo menos as festas deles são à séria. E esses não roubam a família.
    MUDANÇA É EVOLUÇÃO.

    • O Sr. deve andar equivocado. Enganou-se no Género, na Pessoa e no Partido…Para além do mais não bebo … é contra os meus princípios.
      Mas se tem dúvidas pesquise sobre o livro Branco do BE ou então faça aquilo que é mais fácil … ignore a informação que não lhe convém como se não existisse.

  21. Saudades de um Amigo, de um Homem com “H” maiúsculo e acima de tudo dos raríssimos políticos, que ainda hoje defende o mesmo que defendia em 1994, quando o conheci!

    Ainda hoje recordo as palavras do “Não nos federem! Vamos receber subsídios europeus para destruir a agricultura, pescas, etc… e vamos alienar a soberania de Portugal”.

    Palavras sábias de quem sabia o que falava..

    E foi precisamente a intriga e desejo de poder desmesurado, que me fez afastar de algo que hoje quase que abomino – A Política e os Políticos.

    Um forte abraço MM;
    Nuno Fernandes (Guimarães)

  22. uma democracia minada por partidos e gente corrupta! ha 30 anos!!!Gente que não presta e o povo acredita nas suas palavras falsas!Não passam de uns traidores a Pátria!Roubaram e venderam Portugal !!!!!!

  23. Tenho um grande respeito e admiração pelo Dr. Manuel Monteiro. Quanto a Paulo Portas, não tenho nada a favor, isto só para não ter que dizer que tenho contra.. Se realmente podessemos viver de saudades, diria que era um homem feliz..
    Recordo-me quando fui presidênte duma concelhia no Alentejo, nos recuados anos 90, anos, an bastante difíceis para o nosso partido, vi sempre o Dr. M. Monteiro tratar de todos os assuntos com bastante dignidade e com um à vontade que chegava a por muitos dos nossos adversários a engolirsapospol

    esses bastante difíceis para todos nós, vi SEMPRE o Dr. M. Monteiro tratar de TODOS os assuntos com bastante inteligência e uma DIGNIDADE inconfundível.
    Qu

    • Peço desculpa por alguns erros mas estou com problemas no PC.
      Onde se lê engolirspospol dever-se -à ler: engolir sapos.

  24. Bom, que me tenho apercebido, é que o POVO está numa revolta crescente, tanto quanto eu, em 1974 eu tinha 9 anos e acompanhei todos os passos politicos, já lá vão 40 anos, lembro-me dos tempos complicados do verão quente 1975, dos traidores da Nação que ainda não foram julgados como Rosa Coutinho Otelo Saraiva de Carvalho, Mário Soares entre outros que entregaram PORTUGAL ultramarino nas mãos de outras potências, por intereces, de uns e de outros, do COPCON que era a policia militar, de uma PIDE de ESQUERDA,
    Naquele tempo havia militares de carreira honestos e com peso intelectual, depois tinhamos os jovens militares mesmo de carreira, brincavam às guerrinhas, foram preparados para combater, mas não no Terreiro do Paço, nem em Tancos nem Em Santa Margarida. Foram precisos e heróis de então que fizeram as coisas acontecer. Os que tinham mais bom senso seguraram para que não houvesse uma guerra civíl, esteve quase em 1975, se o Povo não se unisse contra os comunistas.
    Hoje, ouço a vontade que muitos PORTUGUESES têm de dar um tiro na classe politica e corrupta, é verdade, hoje não temos os militares do lado do POVO, e eles, hoje ao contrário de “ontem” seriam os primeiros a dispararem contra um dia esteve ao lado deles.
    Hoje, quando um PORTUGUÊS, matar um politico no parlamento será um heroi Nacional, e todos os demais em maça dispararão contra essa cambada dita poderosa, que quando virem a fazer ricochete nas paredes fogem como mosquitos, pena será não fazer como fizeram ao Homem, que também estará a história para fazer justiça ao Professor Marcelo Caetano, que o foram buscar para a politica, um docente universitário, e quando 25 do Abril, rebaixaram o Homem a sair de chaimite, e expulso para a madeira e depois para o Brasil.
    A estes deveriam ser tratados de mesma forma democratica, e as fundações canceladas de quem vem sem nenhum e fica rico na politica!!!
    Penso que os grandes homens são afastados pelo aparelho politico e financeiro.
    Contudo o maior aparelho que existe em Portugal é o POVO, hoje os partidos são mera peça de fixão romântica, Cepas secas e estatisticas de votos “de numeros do POVO” que catalogam a sue belo prazer.
    O POVO está com a revolução em marcha na mente, falta o clique a chamada colectiva para pegar nas armas e fazer-se ouvir o HINO contra os canhões marchar marchar.
    Como também esse já não faz sentido, já nada nos resta senão o rectangulo, contra os ladrões, lutar lutar.
    Já não estou em PORTUGAL faz tempo, mas é com toda as forças e Patriotismo que logo logo estaria aí a combater bamdidos e limpar a casa parlamentar e começar com novas formas e novas politicas.
    Se a Justiça for feita e rápida, evita-se assim litros de sangue nas ruas, senão será ela a responsável pelo fracasso da sua tutela, e sentir-se-á também no remuinho da justiça popular.
    Não há fome que não dê em fartura, nem bem que sempre dure,
    O POVO à 40 anos era sereno, hoje com as novas tectologias, é mais nervosinho!!!!
    Um bem aja a todos os Portuguese de Bem e que gostariam de ver um Portugal Bom e sádio
    VIVA PORTUGAL

  25. Pingback: O Informador, ano um | O Informador

  26. Pingback: Os 13 posts mais lidos de 2013 | O Informador

  27. A Drª Maria José Nogueira Pinto, se fosse viva, é que teria muito para contar sobre “Portas e Fechaduras”…talvez até contar em pormenor como é que em plena reunião do partido, foi agredida pelas costas pelo Prêto de Viseu, que não sei bem porquê, ficou impune por tal leviandade, talvez por falta de atitude do então Presidente do Partido…um tal de Paulo de Portas…creio que esse facto foi determinante, para que já na parte final da sua vida, a Drª Maria José Nogueira Pinto tenha sido obrigada a deixar o partido por uma falta de apoio e atitude intencional perante esse facto, desse tal de “Portas”… Mesmo que a Srª estivesse errada nas suas intenções politicas, via-se nela que ainda acreditava nessa “nojice” da Política e Partidos Politicos… Foi por essa sua dedicação, que ainda a chegámos a ver já na fase final da sua vida, sentada na Bancada do PSD. E creio que os factos narrados, foram determinantes para essa mudança…não porque fosse uma “vendida” como muitos Políticos! Essa mudança, a mim concretamente nunca chocou, por saber que ambos os partidos até são próximos…
    Mais me chocou ver uma Zita Seabra sair da bancada do PCP para o PSD!
    Por último, gostava de deixar a seguinte sugestão de temas para os próximos
    Congressos das Esquerdas:
    “O papel da Fundação Soares no apoio aos mais desprotegidos e carenciados”;
    “O papel do Colégio Moderno na defesa da Escola Pública”.
    Sejam Felizes! Um Bom Ano para todos!

  28. Manuel Monteiro é uma pessoa de bem,porque quando direciona dinheiro que recebia como deputado europeu para instituições e para o cds-pp, e mantém a mesma postura,. ao fim de tantos anos no teatro politico e opta por fazer declarações, contra o polvo dos políticos só me ocorre dizer que precisamos de estadistas como ele e se alguém duvida ou se não aprova, o que está escrito, façam o mesmo como Manuel Monteiro e só aí serão dignos de serem ouvidos ou lidos nos vossos comentários.
    Por mim ,se ele precisar de mim, estou cá,para o der e vier,desde que seja sob a direçao dele.

  29. Pingback: O Informador, ano dois | O Informador

  30. A MINHA MAIOR MAGOA E QUE TODOS OS PORTUGUESES COM FALTA DE ALGUNS ESTÃO A DEIXAREM.SE LEVAR POR AQUELES LADRÕES DA COLIGAÇÃO PORQUE AQUELE PORTAS O MAIS CORRUPTO DE TODOS TEMPOS DA REPUBLICA PORTUGUESA TODA A VERDADE FALADA E COMENTADA POR MANUEL MONTEIRO O HOMEM MAIS HONESTO QUE EU JA VI NA POLITICA VOLTA QUERIDO MANUEL MONTEIRO ATIRA COM AQUELE LADRÃO PARA A PRISÃO E O LUGAR DELE MAS PARA SEMPRE UM ABRAÇO FORTE MANUEL MONTEIRO .;

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s