Há cada vez mais jornalistas presos por motivos políticos

imprisoned_2012_feature

É uma estatística preocupante. O número de jornalistas detidos em todo o mundo atingiu um número recorde em 2012: são 232, mais 53 do que no ano passado e mais 87 do que em 2010. De acordo com o novo relatório do Comittee to Protect Journalists (CPJ), este aumento foi provocado, sobretudo, por acusações de crimes contra o Estado. “Criminalizar a cobertura de assuntos inconvenientes viola não só a lei internacional, mas impede o direito da população de recolher, disseminar e receber informação independente”, afirma o director executivo do CPJ, Joel Simon.
O ranking dos países onde há mais jornalistas detidos é liderado pela Turquia (49), onde dezenas de repórteres curdos foram detidos por acusações relacionadas com terrorismo ou por conspirar contra o governo. O segundo lugar pertence ao Irão (45), o terceiro à China (32), o quarto à Eritreia (28) e o quinto à Síria (15). Nenhum destes jornalistas foi levado a tribunal. Dos 253, 118 trabalham para publicações online e 85 são freelancers.

Para Joe Simon, “temos de lutar contra os governos que procuram impor as suas tácticas repressivas sob a bandeira da luta contra o terrorismo; temos de exigir mudanças legislativas em países onde o jornalismo está a ser criminalizado; temos de agir por todos aqueles jornalistas detidos e fazer tudo ao nosso alcance para garantir a sua libertação; e temos de garantir que a Internet continua a ser uma plataforma global de liberdade de expressão”.
Entre os detidos estão quarto repórteres que já receberam o Prémio Internacional de Liberdade de Imprensa: Dhondup Wangchen, um tibetano detido na China, Azimjon Askarov no Quirguistão, Shi Tao na China e Mohammad Davari no Irão. Quem quiser saber exactamente por que motivo cada um dos 232 jornalistas foi detido pode consultar a base de dados do CPJ.

1 thought on “Há cada vez mais jornalistas presos por motivos políticos

  1. Pingback: Porque a liberdade de expressão é um direito humano | O Informador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s