O Mundo Amanhã: a última entrevista de Julian Assange

Amanhã, dia 19 de Dezembro, O Informador, em parceria com a Agência Pública, transmite em exclusivo em Portugal a última das 12 entrevistas feitas por Julian Assange para o projecto O Mundo Amanhã. Esta semana, o fundador do WikiLeaks – que realizou este projecto em parceria com o canal Russia Today – entrevista o líder carismático da oposição malaia Dato’ Seri Anwar bin Ibrahim. O episódio será colocado online às 20h. Todas as outras entrevistas – incluindo ao intelectual Noam Chomsky e ao presidente do Equador Rafael Correa – podem ser encontradas através da etiqueta O Mundo Amanhã.

anwar-ibrahim1-oct10

Anwar bin Iberahim já foi um alto responsável do governo do primeiro-ministro Mahathir bin Mohamad. No final dos anos 1990 caiu em desgraça e foi expulso da vida política acusado de corrupção e sodomia que se revelaram politicamente motivadas. Quando foi ilibado já tinha cumprido seis anos de prisão. Em 2008 voltou à política, recolheu grande apoio numa plataforma anti-corrupção e foi novamente alvo de acusações de sodomia. Mais uma vez, garantiu que eram  boatos lançados pelos adversários. Ainda assim travou uma batalha judicial contra as acusações e em Janeiro deste ano foi absolvido de todas as acusações.

Em Maio de 2012 – já depois de esta entrevista ser filmada – Anwar foi acusado de apelar ao boicote à lei anti-protestos, devido à sua participação numa marcha pró-democracia. Se for condenado, será novamente afastado da política e impedido de concorrer às próximas eleições legislativas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s