
@Pete Souza
A Time elegeu Barack Obama a personalidade do ano – e publica um extenso artigo sobre o presidente dos Estados Unidos. Mas este post não é sobre Obama. É antes sobre o homem que o acompanha em todos os momentos do dia e vive de acordo com os horários do presidente norte-americano: o fotógrafo luso-descendente, Pete Souza. Neto de portugueses que, no início do século XX, imigraram para os EUA, Souza foi fotógrafo do Chicago Sun-Times e, entre 1983 e 1989, foi fotógrafo oficial da Casa Branca durante o segundo mandato de Ronald Reagan. Já na década de 1990 tornou-se correspondente do Chicaco Tribune, publicou nas revistas Life e National Geographic e depois do 11 de Setembro foi dos primeiros jornalistas a chegar ao Afeganistão. Em 2005 conheceu Barack Obama e começou a registar o seu primeiro ano como Senador, em Washington. O projecto continuou nos anos seguintes. O resultado foi a publicação do bestseller The Rise of Barack Obama. Professor de fotojornalismo na Universidade de Comunicação Visual do Ohio, está em licença de longa duração desde que regressou à Casa Branca. Em Novembro de 2011, quando Obama veio a Portugal para participar na Cimeira da NATO, Pete Souza – que não fala português – deu uma pequena entrevista ao Diário de Notícias:
Segue Obama para todos os cantos do mundo. Foi diferente quando o Presidente lhe disse que vinham ao país dos seus avós?
Ele sabia que havia algum interesse das pessoas de cá por eu vir na comitiva e começou a fazer troça de mim. Há outro assessor na Casa Branca, David Simas, que também é lusodescendente. Viemos no Air Force One juntos e entusiasmados por visitarmos Lisboa.
O que é que o Presidente lhe dizia?
Ele tem um jeito descontraído e espontâneo de se meter comigo. Dizia-me: “És uma rock star.”
O que vale mesmo a pena é ver as fotografias. A Time pediu a Pete Sousa que reunisse as suas imagens favoritas. São 125. Estão aqui.

@Pete Souza