Não há jornalismo sem erros. Infelizmente

A história de Artur Baptista da Silva, o burlão que se fez passar por membro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tem todas as condições para ser considerado o caso jornalístico do ano. Depois de dar uma entrevista ao Expresso, Artur Baptista da Silva foi citado pela TSF, Público, Reuters, deu palestras, foi convidado do programa Expresso da Meia Noite e as suas opiniões e alegados estudos foram largamente citados nos blogues e redes sociais. Afinal, era tudo falso. Nem a universidade onde dizia dar aulas está em funcionamento. Nicolau Santos, director-adjunto do Expresso, assumiu o erro, pediu desculpa e prometeu reforçar os mecanismos de credibilidade das fontes do jornal.

Para todos aqueles que decidiram criticar a qualidade do jornalismo português, fica aqui uma novidade: erros acontecem, até aos melhores. A prova: consultem esta  lista dos melhores/piores erros do jornalismo de 2012. Estão lá todos (ou quase) os órgãos de comunicação social de referência: CNN, The New York Times, The Washington Post, The Atlantic, The Economist, The Guardian, Wall Street Journal, e muitos mais. Estão lá notícias erradas, pedidos de desculpa de primeira página, correcções criativas, gralhas, fotografias adulteradas e, sim, histórias em que os jornalistas foram enganados. Na lista falta a reportagem do New York Post sobre o massacre de Newtown, que usou declarações de alguém que se fez passar por irmão do assassino, Ryan Lanza.

Infelizmente, não existe um jornalismo livre de erros. A função dos repórteres é fazer tudo para diminuir essa probabilidade através da verificação de fontes e informações e da revisão de textos. Nem sempre acontece. Mas a diferença está entre aqueles que ingoram os erros e os que os assumem, divulgam – e corrigem. Foi o que o Expresso fez. E bem.

onu

1 thought on “Não há jornalismo sem erros. Infelizmente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s