Tudo o que precisam de saber sobre… o Cazaquistão

Na semana passada, o governo português anunciou a colocação de um diplomata em Astana, a capital do Cazaquistão.  Depois do encerramento de várias embaixadas e da desgraduação de vários postos, esta iniciativa é interessante do ponto de vista político e económico. Por um lado, o diplomata Alexandre Duarte de Jesus não vai ter uma representação diplomática só para ele: vai partilhar as instalações com a embaixada da Estónia (que, por sua vez, já tem um representante nas instalações de Portugal em Brasilia). Por outro, uma pessoa sozinha, pouco poderá fazer para incrementar a cooperação política e económica entre os dois países – especialmente um como o Cazaquistão. É isto que precisam de saber: 

  • O Cazaquistão é a maior das antigas repúblicas soviéticas. Em termos de tamanho, só perde para a própria Rússia. É tão grande que é o maior país do mundo sem acesso ao oceano. Tem apenas a soberania sobre parte do Mar Cáspio. Apesar disso, o território está cheio de recursos naturais: petróleo, gás, urânio, zinco, cobre. Para além de ser um grande produtor de grado e produtos agrícolas.
  • O presidente, Nursultan Nazarbayev foi eleito a 1 de Dezembro de 1991. Antes tinha sido secretário do Partido Comunista Cazaque. É ele quem nomeia o governo. Apesar de a constituição impor um limite de dois mandatos ao chefe de Estado, Nazarbayev tem o estatuto de “Primeiro Presidente do Cazaquistão” e pode ser eleito para um número ilimitado de vezes. Tem 72 anos.
  • Em 1995, Nazarbayev decidiu mudar a capital do país de Almaty para uma nova cidade, construída na estepe, que, em 1998, foi rebaptizada de Astana. O presidente não olhou a custos: a maioria dos novos edifícios foram desenhados por arquitectos como Norman Foster ou Kisho Kurokawaor. Eles incluem a “Pirâmide da Paz”, um centro de concertos com 55.000 m2 e, claro, um enorme palácio presidencial.
  • O país tornou-se conhecido mundialmente por ser a suposta terra natal de Borat, o personagem criado pelo actor Sasha Baron Cohen.
  • O regime tem sido alvo de inúmeros relatórios que condenam a situação dos direitos humanos, da liberdade de expressão e de imprensa.
  • A 11 de Abril de 2011, Nursultan Nazarbayev foi reeleito com 95,4% dos votos.
  • Para melhorar a imagem do país, o presidente contratou Tony Blair como consultor para a reforma judicial, descentralização e governos locais. Em troca de alguns milhões, claro. Depois, o antigo primeiro-ministro não fez por menos: organizou uma visita ao país de David Cameron.
  • No início de Setembro, Nursultan Nazarbayev terá pago três milhões de dólares ao rapper Kanye West para actuar no casamento do seu neto, Aisultan. Em 2011, Sting cancelou uma actuação no país depois de ser contactado pela Amnistia internacional, que o alertou para os abusos de direitos humanos por parte do regime.
  • No passado dia 11 a plataforma petrolífera de Kashagan extraiu os primeiros barris de crude. A zona alberga uma das maiores reservas descobertas nos últimos 40 anos: estima-se que existam 35 mil milhões de barris de petróleo. No entanto, como está localizada no Mar Cáspio a extracção é extremamente difícil. A produção devia ter começado em 2005 e custado 10 mil milhões de dólares. Oito anos depois, os custos de produção ultrapassaram os 46 mil milhões de dólares.
  • Entre Junho e Setembro de 2017 Astana vai receber a Exposição Internacional (EXPO) sob o tema Energia do Futuro. Mais de 100 países devem participar no evento que se prevê que irá receber entre dois e três milhões de visitantes. Os principais gabinetes de arquitectura e empresas de construção mundiais já estão a posicionar-se para a corrida aos milhões que vão ser investidos pelo governo. E isto é importante.

nursultan-nazarbayev

2 thoughts on “Tudo o que precisam de saber sobre… o Cazaquistão

  1. Pingback: Cazaquistão: as oportunidades de negócio que se querem agarrar | O Informador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s