A entrevista a José Sócrates é uma notável peça jornalística

No dia em que o antigo-primeiro ministro lança o livro “A Confiança no Mundo”, sobre a tortura em países democráticos, as suas palavras impressas na última revista do Expresso ainda não desapareceram por completo. Episódios como a discussão com o primeiro-ministro holandês, os insultos ao ministro das finanças alemão, os ataques a Santana Lopes, as afirmações sobre os históricos socialistas ainda são discutidas em conversas de café, em jantares prolongados ou em artigos de opinião nos jornais. Já a entrevista em si vai ficar para a história como um grande momento do jornalismo português. Sim, um grande momento.

O texto da Clara Ferreira Alves é uma notável peça jornalística que devia ser lida por todos os candidatos a entrevistadores. Muitos dirão que o formato em que foi publicado não permite ao leitor perceber se a conversa decorreu num tom cordial ou se houve confronto. Se José Sócrates se tornou tão expansivo e utilizou uma linguagem pouco habitual num político porque bebeu uns copos de vinho a mais ao almoço ou se foi levado ao extremo por uma entrevistadora agressiva. Ainda assim, conseguir que um ex-primeiro-ministro, alguém que continua a ter ambições políticas, se exponha de uma forma que nunca tinha feito antes – falou dos filhos, do irmão, da ex-namorada, da vida em Paris, etc – e utilize uma linguagem raramente vista num político, não acontece por acaso. Acontece por mérito do entrevistador. Neste caso, entrevistadora.

Também não está em causa se José Sócrates é um mentiroso compulsivo, se boa parte das suas afirmações não resiste a um fact-checking rigoroso, ou se ele repete à exaustão a teoria de que foi vítima de uma cabala dos malvados da direita. O texto lê-se de um fôlego e quem já tentou fazer alguma coisa do género só pode reconhecer que é extremamente difícil fazê-lo bem. É por isso, que a entrevista vai direitinha para a página dos recortes de imprensa (que, lamentavelmente, está muito desactualizada).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s