João Moleira, as aranhas de Filipe Melo e o último 007

Na semana passada as redes sociais portuguesas foram invadidas por um vídeo em que o pivot da SIC Notícias, João Moleira, anunciava o aparecimento de aranhas gigantes em Lisboa. Não era mais do que um teaser do livro de BD As Fantásticas Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, da autoria de Filipe Melo. O filme está excepcionalmente bem feito. E é uma forma genial de promover uma obra.

No entanto, surgiram imediatamente vozes a questionar a participação do João Moleira neste vídeo. Sobretudo no Facebook. O principal argumento das críticas é o impedimento a que os jornalistas estão sujeitos de participar em acções de publicidade. Por isso, o jornalista da SIC não poderia ter “apresentado” uma notícia falsa.

Bom: tudo isto parece-me uma parvoíce. É óbvio que um jornalista não pode fazer publicidade. Sobretudo, se for paga. Que eu saiba ninguém se lembrou de perguntar ao João Moleira se ele recebeu alguma coisa para participar no vídeo. Além disso, ele não está a vender máquinas de lavar. Está a participar num teaser de um livro. Crucificá-lo por isso é quase como dizer ao José Gomes Ferreira que não pode aparecer nos cartazes promocionais do seu próprio livro porque isso é publicidade. Ou impedir qualquer pivot de televisão de anunciar a presença em eventos públicos. Ou dizer ao João que não pode participar nesta campanha. Curiosamente, não vi ninguém a fazer isso.

Vamos ser sérios. Há casos e casos. Confundir publicidade paga a um determinado produto com este teaser não faz sentido nenhum. Tal como não faria – como recordou muito bem o João Miguel Tavares – criticar a CNN e o Wolf Blitzer por participarem no último 007, Skyfall. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s