Uma boa semana para o jornalismo português

Está a ser uma boa semana para o jornalismo indígena. No domingo, o Ricardo J. Rodrigues publicou na Notícias Magazine uma excelente reportagem sobre os portugueses que combateram o Apartheid ao lado do ANC. É um trabalho extraordinário porque consegue destacar-se do turbilhão de artigos que têm saído nas últimas semanas sobre Nelson Mandela – o que só prova que um bom repórter, no terreno, pode fazer a diferença. O Ricardo estava na África do Sul em trabalho para a revista Volta ao Mundo. Mas conseguiu perceber que tinha ali uma oportunidade única para outra reportagem. E aproveitou-a, sem saber que a morte de Nelson Mandela se aproximava. Aliás, ele voltou a Lisboa dois dias antes da morte do líder histórico do ANC. O resultado está a vista.

unnamed

Na segunda-feira de manhã, o José António Cerejo, publicou mais um capítulo do chamado caso Tecnoforma. A notícia, que fez o destaque do Público, relata como Agostinho Branquinho, então deputado do PSD, conseguiu, através da sua empresa de publicidade NTM ganhar um concurso para a promoção do Foral – um programa criado com fundos europeus para promover a formação profissional dos funcionários das autarquias – que era gerido por Miguel Relvas. A maiora parte do negócio do Foral foi parar à Tecnoforma, empresa que teve como administrador Pedro Passos Coelho. Já a promoção, no valor de 450 mil euros, foi concedida à empresa do actual secretário de Estado num concurso que teve uma particularidade: ganhou a proposta com o valor mais alto e com menor capacidade técnica. O trabalho vai directo para a página dos recortes de imprensa.

unnamed (1)

À noite, na SIC, a Ana Sofia Fonseca apresentou a grande reportagem Tráfico de Pessoas – os novos escravos. O trabalho – na verdade, um documentário – foi filmado em Portugal, no Brasil e na Roménia, e conta com o testemunhos de vítimas de tráfico humano de várias partes do globo (incluíndo Portugal), polícias e responsáveis de organizações não governamentais que lidam todos os dias com situações destas. A edição é exemplar. O resultado está ao nível do que é feito em muitos países onde este tipo de trabalhos é uma autêntica tradição. Assim que conseguir, vou colocá-la aqui.

Mais uma vez: está a ser uma boa semana para o jornalismo nacional.

2 thoughts on “Uma boa semana para o jornalismo português

  1. Pingback: Micro revista de imprensa | O Informador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s