O golpe

Ontem, Zita Seabra acusou a Global Notícias de censura por querer obrigar a editora Alêtheia a retirar do mercado o livro Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias que relata a história do saneamento de 24 jornalistas do DN, em Agosto de 1975, quando José Saramago era director-adjunto. Curiosamente, esqueceu-se de referir os motivos da acção da Global Notícias: o uso indevido do logótipo do Diário de Notícias e de uma primeira página do jornal.

Ou seja, Zita Seabra decidiu utilizar, sem pedir autorização, uma primeira página do DN na capa de um livro polémico. Depois, quando a Global Notícias decidiu exercer os seus direitos legítimos, brandiu acusações de censura – que se espalharam rapidamente por sites, blogues e redes sociais, dando à obra uma projecção que ela não teria. Atenção: o uso do logótipo do DN é quase obrigatório neste caso. Convinha era ter pedido autorização. Tal como se faz para a utilização de fotografias, etc. Um golpe, portanto.

imprensa_e_revolucao_capa_29_large

P.S.: Ontem, dei aqui espaço a essas acusações numa altura em que a Global Notícias ainda não tinha divulgado os motivos da acção. Fica a correcção.

One thought on “O golpe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s