The Intercept: a primeira revista digital de Glenn Greenwald

No final de Janeiro escrevi aqui sobre o que estava a ser feito pela First Look Media, uma organização jornalística criada pelo multimilionário fundador do eBay, Pierre Omidyar, sob a liderança de Glenn Greenwald. Agora, foi lançada a primeira de “inúmeras revistas digitais” que serão publicadas pelo grupo. Chama-se The Intercept e tem, nas palavras dos fundadores dois objectivos. O primeiro, de curto prazo, é ser “uma plataforma e uma estrutura editorial” para divulgar as informações fornecidas por Edward Snowden. O segundo, a longo prazo, é cobrir um vasto conjunto de assuntos que vão dos abusos da justiça civil e criminal a todas as formas de corrupção. 

A The Intercept nasce com duas histórias online: uma, assinada por Greenwald e Jeremy Scahill, sobre como as informações electrónicas recolhidas pela NSA são utilizadas no programa de assassinatos através de drones. Ou seja, os mísseis dos aviões norte-americanos têm como alvos telemóveis que se suspeitam estarem nas mãos de alegados terroristas – o que aumenta em muito o risco de vítimas civis inocentes.

A segunda é um projecto do fotógrafo Trevor Paglen, que publica imagens aéreas de três dos mais secretos edifícios dos Estados Unidos: a sedes da NSA, do National Reconnaissance Office e do National Geospatial-Intelligence Agency.

Trevor Paglen

Trevor Paglen

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s