A linguagem muito particular de Assunção Esteves

No início do ano ficou célebre uma entrevista de Assunção Esteves à Rádio Renascença em que a presidente da Assembleia da República dizia que o seu maior medo é o do “inconseguimento”. A Maria Henrique Espada foi então ler os discursos de Assunção Esteves ao site do Parlamento e encontrou um verdadeiro mundo no que toca ao uso da linguagem indecifrável. Um exemplo:

“O mundo é, agora, um ‘sistema de sistemas’, vivendo o método de um trabalho em rede, da sociedade económica em passo mais avançado, da sociedade política em modo mais reticente. A relação entre particular e universal deixou a sua lógica clássica de oposição para abraçar uma lógica de comunicação e eficiência, que é ao mesmo tempo definidora de uma espécie de novo existirético”.

Perceberam? Sim, ela disse mesmo isto. No seminário diplomático, perante uma plateia de diplomatas. Para ler na Sábado (ou para os mais corajosos no site do Parlamento).

untitled

E claro que é preciso recordar o “inconseguimento”

3 thoughts on “A linguagem muito particular de Assunção Esteves

  1. A ideia não é defender a Sra Esteves que não me merece simpatia mas num país que tem 20vezes mais falantes que nós apalavra inconseguimento é de uso comum. Claro que aqui é que estão os puros e duros que sabem muito.

  2. Tentativas de descodificação:
    Hipotese 1 – O facebook funciona em rede. A sociedade politica corre atrás da sociedade económica. O interesse coletivo deixou de se exercer com base na lei universal para se transformar num “existir ético” do interesse particular.
    Hipotese 2 – O facebook é fiche porque nos dá uma visão do mundo particular e coletivo e a ética não interessa para nada porque se dilui no meio de tanta tralha, por isso podemos roubar à vontade que ninguém vê!
    Hopotese 3 – O facebook é fiche porque o povo se entretém enquanto nós lhe vamos ao traseiro devagarinho. Existirética para mim é inconseguir o quer que seja para provar aos portugueses que sou inteligente!
    Hipotese 5 – Agora vou aqui dizer mais uns disparatezitos que eles não percebem nada e vão ficar a achar que são todos burros!! hiiihihihihihihih…(sussuro para dentro)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s