Uma revista que não é para guardar – é para plantar

Declaração de interesses: não gosto de “edições verdes”. Percebo o conceito. Está na moda. Os anunciantes adoram. Portanto, dão dinheiro. Só não gosto do conteúdo. Normalmente é chato, pouco surpreendente e quase sempre igual. Mas – há sempre um mas – de vez em quando há uma excepção. Das grandes.

Na próxima semana, a Sábado vai ter uma edição verde. Só que não vai ser uma revista dedicada ao ambiente. Vai ser, literalmente, verde. Tipo, para plantar no relvado do jardim lá de casa ou naquele vaso que está vazio há alguns meses. Eu explico. Para comemorar os 10 anos de existência, a Sábado desenhou uma capa especial que vai ser impressa em papel 100 por cento de algodão, produzido exclusivamente a partir de desperdícios têxteis reciclados e com várias sementes de flores silvestres e relva incorporados.

Portanto, depois de lerem a revista – ou logo depois de a comprarem -, os leitores podem agarrar na capa, enfiá-la debaixo da terra, deitar umas gotas de água lá para cima e esperar que a natureza faça o seu caminho. Quem não tiver relvados nem vasos tem outra opção: na manhã de 23 de Março ir ao Parque de Serralves, no Porto, e plantá-la numa zona já seleccionada. As fotos e vídeos do evento vão ser depois publicadas no site da Sábado.

Mesmo puxando pela memória, só me lembro de duas iniciativas deste género que envolvem capas de revista: a edição em 3D da Fora de Série, em Outubro do ano passado; e a capa da revista Volta ao Mundo, em Novembro de 2011, cuja imagem mudava quando aquecida com a palma da mão. Nenhuma era “verde”. Lá está. Há excepções.

publicidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s