As estrelas da cozinha do futuro vão estar em Lisboa

Sangue na Guelra

A ideia é, digamos que, genial. Hoje em dia, os chefs dos melhores restaurantes do mundo foram elevados a uma espécie de estrelato pop. Escrevem livros, apresentam programas de televisão, são regularmente capas de revistas generalistas e os seus restaurantes tem listas de espera com uma longevidade difícil de conceber. No entanto, para lá chegar, tiveram que ficar muito tempo na sombra de alguém – e a trabalhar para esse alguém colher os louros. Um outro chef.

Está aí a genialidade da ideia da Ana Músico e do Paulo Barata: convidar os números dois dos melhores restaurantes do mundo para, muitas vezes pela primeira vez, assinarem uma refeição em nome próprio. Chamaram ao evento Sangue na Guelra, e integraram-no no Peixe em Lisboa. A primeira edição foi o ano passado e teve uma repercussão internacional que passou um pouco despercebida em Portugal. O reflexo: na segunda edição, pela primeira vez, os três melhores restaurantes do mundo – Celler de Can Roca, Noma e Osteria Francescana – vão ter um representante no evento.

Ou seja, a 6 e 7 de Abril, vão realizar-se na 1300 Taberna, no LX Factory, em Lisboa, dois jantares exclusivos e irrepetíveis para 45 pessoas. Os menus de 12 pratos vão ser confeccionados com peixes e mariscos da costa portuguesa e estão a ser pensados por cada um dos sous-chefs há meses – afinal, é a assinatura deles que está em causa. E tudo será registado pela objectiva do Paulo Barata.

Para além disso, dois dos cabeças de cartaz do ano passado – Yoji Tokuyoshi e Leandro Carreira – fizeram questão de regressar a Lisboa para participar numa novidade do Sangue na Guelra: o jantar Origens. Cada um deles irá preparar um menu exclusivo a 4 e a 10 de Abril para apenas 20 pessoas. Quem quiser inscrever-se para qualquer deles pode fazê-lo aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s