O Pedro bom e o Passos Coelho mau

Reconheço. É uma falha inacreditável. Ainda não tinha visto o vídeo do tempo de antena do Partido Socialista divulgado a 1 de Abril. Depois do artigo de ontem do João Miguel Tavares, no Público, não resisti e fui à procura. Sim, é um tempo de antena. Mas fora as considerações políticas, a selecção das imagens e de declarações podia ser um exercício jornalístico. Dos bons. Como tempo de antena é brilhante. Mas, como diz o João Miguel Tavares, podia ter sido feito pelo PSD sobre o governo Sócrates. Ou pelo PS sobre o executivo Barroso/Santana. Ou pelo PSD sobre o governo Guterres. E poderá ser feito pelo PSD um ano depois de António José Seguro (se lá chegar) se tornar primeiro-ministro. E é triste que assim seja. Ainda assim, é excelente.

7 thoughts on “O Pedro bom e o Passos Coelho mau

  1. Caro,
    O pensamento do caro coincide com a do jmt, isto é, usam da falsidade de fazer equivaler o que não é equivalente. É o pensamento de mixorderização premeditada de que é tudo o mesmo, como no caso bpn; fazer equivaler o polícia ao ladrão.
    Precisamente o pensamento mixordeiro dos actuais governantes que o querem impôr maniqueistamente conta a lógica e racionalidade.
    Porque não tenta o jmt fazer esse tal vídeo idêntico, o equivalente e o mesmo acerca de Sócrates, e já agora acerca dos vários exemplos que cita para demonstrar e fundamentar que os políticos são todos o mesmo?
    E não deixa de ter piada, nem acidental, que o PCP também faz a apologia de que, para além deles, todos são o mesmo, logo o partido que, ideologicamente, pretende fazer de todos o mesmo, o mesmo na igualdade no ser pensante e no ser existente: na prática, iguais na servidão.

    • O polícia e o ladrão, no caso BPN, não são, obviamente, equivalentes. Um é um criminoso que deve ser julgado e ir parar à cadeia. O outro é um supervisor, cujo trabalho deve ser avaliado e se se comprovar que houve falhas, responsabilizado. Mas não são equivalentes.
      Alguns exemplos de memória: Durão prometeu choque fiscal e quando chegou ao governo aumentou impostos; Sócrates prometeu não aumentar o IVA e aumentou-o. Certamente haverá mais. Infelizmente.
      Abraço

  2. Gostava de ver um video semelhante sobre o Sócrates para comparar. É que, pese embora a má-língua tipo correio da manha, utilizada pelo promovido João Miguel Tavares, ainda não vi a contradição dos factos e gostava de a ver. Quanto mais não fosse para tirar dúvidas! Aí está um trabalho jornalístico claramente informativo.

  3. Caro,
    Apresenta precisamente o caso certo que o contradiz. Talvez, por necessidade de receita imediata, como é o caso do IVA, o tenha feito.
    Fez essa e até admito que outra mas será que foram todas as promessas e profundamente o oposto como fez e continua a fazer este pm?
    E o que o contradiz é que, precisamente na questão única citada do IVA, é bom lembrar-lhe as reais intenções de cumprir de Sócrates que logo que a economia teve condições o baixou e na expectativa de o baixar de novo de modo a repor o valor inicial. Infelizmente veio a crise e tudo se alterou.
    E como diz Sousa Mendes porque não elenca uma listagem à maneira da f. e confontá-la com outra ao lado relativamente às promessas de coelho.
    Vamos a isso?

    • Meu caro José,
      Como e óbvio, este governo está farto de fazer exactamente o contrário do que disse que faria. Basta ver o vídeo do PS. A questão é outra: todos mentem. Uns mais, outros menos. Há uns anos um antigo governante dizia-me: “ninguém ganha eleições a dizer que vai aumentar impostos. Temos é que dizer que os vamos baixar. Ou pelo menos que não os vamos aumentar. Depois de ganhar logo se vê”. Foi a primeira vez que alguém – no caso, do PSD – o assumiu à minha frente. Provavelmente por já estar retirado da política. Na época, não queria acreditar no que estava a ouvir. Mas desde então só tive razões para acreditar. E lembrar-me dessa conversa sempre que algum governante faz o contrárío do que disse.
      O seu desafio é interessante. Deixe ver…
      Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s