O galo de Barcelos que não deu assim tanta sorte aos Celtics

Calculo que poucos saibam, mas ontem à noite realizou-se o draft da NBA. O quê? Em resumo, é o sorteio anual em que as equipas da melhor liga de basquetebol do mundo ficam a saber em que posição poderão escolher os jogadores universitários ou estrangeiros disponíveis para a época seguinte. E o que é que isso tem a ver com o galo de Barcelos? Tudo.

Uma das equipas com maiores expectativas a ficar com a primeira posição do draft – e logo a escolher o melhor jogador no mercado – era a dos Boston Celtics. Acontece que o novo embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, além de ser natural de Boston, é um grande fã dos Celtics e amigo pessoal de um dos proprietários da equipa. E, para dar sorte, decidiu enviar a Steve Pagliuca um galo de Barcelos pintado pelos marines norte-americanos que vigiam a representação diplomática dos EUA em Lisboa.

Perante a curiosidade da imprensa, Pagliuca explicou a história que tornou o galo de Barcelos um símbolo de sorte: “Há uma história de um homem que viajava de Espanha e que era acusado de roubar prata e acabou condenado è morte. Ele disse ao juiz que o galo ia saltar do prato se ele estivesse inocente e isso aconteceu. Por isso eles não o enforcaram. Mais tarde ele foi a Barcelos e fez a estátua que se tornou um símbolo de boa sorte”.

Com o galo de Barcelos na mala, Steve Pagliuca viajou para Nova Iorque para assistir ao sorteio. É um tipo supersticioso: além do símbolo português levava uma gravata que lhe tinha sido oferecida pelo mítico treinador Red Auerbach e que tinha usado no jogo decisivo de 2006 em que os Celtics se sagraram campeões frente aos Los Angeles Lakers. Mas os amuletos não lhe serviram de grande coisa: os Boston acabaram por ficar com a sexta escolha do draft. Não é mau. Mas não é brilhante.

bos_g_spagts_400x600

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s