A maior ponte do mundo

A noite de 6 de Dezembro de 1941 foi animada para Charles M. Braga. O marinheiro de 22 anos, filho de imigrantes portugueses da região de Fall River, estava colocado na base de Pearl Harbor. Fazia parte da tripulação do navio Pensilvânia. Era jovem. Tinha uma farda. Boa voz para cantar. Jeito para a dança. Para além disso, parecia ser um rapaz decente: entre os colegas era conhecido pela boa disposição e pela capacidade de sanar conflitos. Chamavam-lhe o “peacemaker”.

Todas somadas, estas características aumentavam-lhe as hipóteses de sucesso entre as mulheres. Nessa noite terá sido assim. Charles só regressou as camaratas depois de varias horas a dançar com as jovens da região. Mal sabia que na manhã seguinte seria uma das milhares de vítimas do ataque japonês à base naval norte-americana no pacífico: uma bomba explodiu no navio e o seu corpo nunca foi encontrado.

No início da década de 1950, as autoridades do Massachusetts começaram a planear a construção de uma ponte que atravessasse o rio Tauton. No entanto, o projecto só avançou com construção da auto-estrada 195 que liga Providence a New Bedford. A estrutura demorou sete anos a ser construída. E quando foi inaugurada, em 1966, ligava as cidades de Somerset e Fall River – cada uma na sua margem do rio. Foi baptizada de Charles M. Braga Jr. Memorial Bridge, em homenagem ao militar luso-descendente.

Entre os locais rapidamente começou a ser conhecida apenas como a Braga Bridge. Com pouco mais de um quilómetro, é uma das maiores pontes do Massachusetts. E, segundo se conta, é a mais longa do mundo. Maior mesmo do que a ponte Danyang-Kunshan que, com 164 quilómetros, faz parte do viaduto que liga Pequim a Shangai, na República Popular da China. Motivo: na verdade, ela “atravessa” o Atlântico e “liga” os Estados Unidos (Somerset) aos Açores, de onde é originária a esmagadora maioria dos 49% de luso-americanos que constituem a população Fall River.

Nuno Tiago Pinto

Nota: A SÁBADO viajou para os EUA com o apoio da FLAD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s