Bolsas para jornalismo de investigação na Europa

Aviso prévio: este é um post que interessa sobretudo a jornalistas.

Há uns dias recebi um email da Brigitte Alfter, a directora da organização não governamental Journalismfund.eu, a alertar-me para algo que me tinha passado despercebido: está a decorrer o prazo de candidatura à atribuição de bolsas destinadas a investigações jornalísticas que envolvam vários países europeus. Mais: o prazo está a aproximar-se do fim, 15 de Setembro. Ela também pedia que partilhasse a informação com o maior número de camaradas possível. Daí este post.

Para quem não sabe, a Journalismfund.eu é uma organização independente sediada em Bruxelas, que se dedica a promover o jornalismo transfronteiriço de qualidade na Europa. Para isso, a instituição dá conselhos, coloca repórteres de diferentes países em contacto e atribui bolsas. Normalmente em Março e em Setembro de cada ano. Os projectos já apoiados incluem uma investigação sobre como uma cadeia britânica de supermercados vendia polpa de tomate feita na China com o rótulo made in Italy e a recolha de dados sobre as vítimas das políticas de migração europeias.

Agora, há 25 mil euros para distribuir. E a instituição gostaria de contar com a apresentação de propostas de jornalistas portugueses. No âmbito deste prazo de candidaturas, a Brigitte Alfter está a dar sessões de esclarecimento e aconselhamento sobre os projectos via Skype. A terceira e última será a 2 de Setembro e as inscrições poderão ser feitas aqui. Já as regras de candidatura estão disponíveis aqui, tal como os critérios e os formulários de candidatura. Boa sorte.

applications

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s