Somos (ou devíamos) ser todos Kenji Goto

No início de Janeiro, milhares empunharam cartazes com as palavras “Je suis Charlie”. Motivo: dois terroristas armados invadiram a redacção do Charlie Hebdo e mataram todos aqueles que conseguiram. As palavras, então repetidas até à exaustão, representavam uma condenação do terrorismo e uma defesa clara da liberdade. Não apenas da liberdade de imprensa ou de expressão. Mas de todas as liberdades. “Da” liberdade.

Em Outubro, Kenji Goto foi sequestrado na Síria. A semana passada o Estado Islâmico ameaçou matá-lo e a Haruna Yukawa se o Japão não pagasse 200 milhões de dólares em 72 horas. O prazo passou. Yukawa foi morto. Kenji foi poupado, mas apenas para servir como moeda de troca a uma mulher iraquiana presa na Jordânia por ter participado num atentado suicida em 2005. E o prazo de 24 horas acaba hoje.

Não sei qual vai ser o resultado. Provavelmente não será bom. Independentemente disso, o rapto de Kenji Goto e Haruna Yukawa é inaceitável. São dois cidadãos inocentes, sem qualquer envolvimento na guerra civil que decorre na Síria e no Iraque. Kenji Goto tem a particularidade de ser jornalista. Dos bons. Daqueles que não hesita em arriscar a vida para contar uma história que acredita pode tornar o mundo um bocadinho melhor.

Provavelmente, se estivesse em liberdade, ele teria sido um dos muitos que, do outro lado do mundo, empunharam um cartaz com a mensagem “Je Suis Charlie”, em defesa da liberdade. Os atentados em Paris foram no coração da Europa. Aqui bem perto. Kenji é do Japão e foi raptado na Síria. Lá longe. Mas a sua eventual morte será também um ataque à liberdade. E isso diz-nos respeito a todos. É por isso que todos devíamos agora ser Kenji.

images

One thought on “Somos (ou devíamos) ser todos Kenji Goto

  1. Pingback: Somos (ou devíamos) ser todos Kenji Goto - PINN

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s