Uma notícia sem credibilidade

Ontem, o Daily Mail publicou uma notícia que foi replicada em vários jornais portugueses. Basicamente dizia que o jihadista português, Fábio Poças, foi o responsável pela filmagem do vídeo da imolação do piloto jordano. A peça foi escrita com base num tweet, partilhado originalmente numa conta em árabe, na passada quarta-feira, de alguém alegadamente com ligações ao Estado Islâmico (EI). Esta:

Depois de várias traduções, o post foi divulgado na conta do twitter de um investigador da Quilliam Foundation, Charlie Winter:

No entanto, o próprio Charlie Winter escreveu que o tweet poderia referir-se às especulações dos média ocidentais de que Fábio Poças faz parte da máquina de propaganda do EI. Nas horas seguintes, foram publicados inúmeros desmentidos na rede social Twitter. A situação esteve desde logo a ser acompanhada pelos serviços de segurança nacionais. Que depressa concluíram que a informação não tinha credibilidade. O próprio Fábio negou essa informação. “Não estive envolvido nesse caso”, disse ao Expresso.

Não tenho motivos para duvidar. Ao longo dos últimos meses, tive longas conversas com Fábio Poças. Ele sempre negou conhecer Jihadi John ou que os portugueses estivessem ligados aos vídeos das decapitações – mas também admitiu que participaria num sem problemas. Os diálogos estão reproduzidos no livro “Os combatentes portugueses do Estado Islâmico”. Ele não tem razões para mentir. Nem para se preocupar com o que é escrito na Europa sobre ele. Ao longo do ano e meio que está na Síria teve diversas funções. Estar ligado à produção de vídeos não é uma delas. Fábio é um combatente. Já foi treinador e atirador especial. Pertence às “forças especiais” do EI. Pode ser muitas coisas. Mas não tem que ser responsável por tudo e mais alguma coisa. Ser sério implica dizê-lo, o que não significa defendê-lo: se a informação não é credível, não deve ser publicada. Não por ele. Pelo compromisso de verdade para com os leitores.

11013248_1385645101759602_6118149477032469106_n

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s