Imagens da missão portuguesa no Iraque reveladas por Espanha

Em Portugal o secretismo sobre a missão portuguesa no Iraque é palavra de ordem. No entanto, o ministério da Defesa espanhol revelou vários detalhes sobre os 30 operacionais destacados para ajudar a treinar militares iraquianos – incluíndo fotografias do grupo. A notícia foi avançada em Portugal pelo site Operacional.

De acordo com o Estado Maior castelhano, o contingente português é conhecido por “secção Viriato” e está integrado nas forças espanholas desde 13 de Maio, “dia de Nossa Senhora de Fátima”.

“Treinta miembros del ejército de Portugal, al mando de un comandante, ya refuerzan al contingente español desplegado en Besmayah.

Desde el pasado miércoles 13 de mayo, día de Nuestra Señora de Fátima, el grupo de treinta militares que componen el contingente portugués desplegado en Iraq, ya se encuentra integrado y prestando sus servicios junto a los militares españoles destacados en la Base Gran Capitán, situada en el interior de los campos de adiestramiento militar iraquí de Besmayah, localidad situada a unos sesenta kilómetros al sur de Bagdad.

Al mando del grupo, que en su mayoría (20) son miembros de la Unidad de Comandos de Portugal, está el comandante Manuel Antonio Paulo Lourenço, un militar con una amplia formación y experiencia en misiones internacionales. El resto lo completan 5 paracaidistas, 2 artilleros, 2 de operaciones especiales y 1 de Caballería (carros).

Los soldados portugueses vienen a reforzar a los legionarios españoles, tanto en labores de adiestramiento, como en tareas operativas, logísticas o de servicios, como por ejemplo el sanitario.

La integración del contingente portugués, al que ya se conoce como la “Sección Viriato”, se escenificó ayer domingo con un solemne acto de Homenaje a los Caídos en el que se incluyó la ceremonia de izado de la enseña nacional de Portugal que, desde ese momento, ya ondea junto a las de España e Iraq en la Base Gran Capitán.”

As forças lusas partiram para o Iraque a 6 de Maio com a missão de dar formação aos militares Iraquianos que combatem o Estado Islâmico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

One thought on “Imagens da missão portuguesa no Iraque reveladas por Espanha

  1. Sempre que um Pais tenha os seus Militares em teatro de Operações, sejam elas Missões de Paz ou outras, deve haver um certo cuidado na divulgação dos seus operacionais, armamento e sua localização. Na minha opinião o Ministério da Defesa Espanhol foi mediático, talvez com medo da concorrência… penso que deveriam ter levado um puxão de orelhas da parte do nosso Ministério. Se não houver uma chamada de atenção com o decorrer do Tempo as coisas podem-se complicar… Aprendi que de Espanha, nem bons Ventos, nem bons Casamentos. C.AMARO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s