Dos 96 candidatos que chegaram à prova escrita de conhecimentos do concurso de ingresso na carreira diplomática, apenas 43 foram admitidos na fase seguinte: a prova oral de conhecimentos. Dos restantes, 48 chumbaram, dois faltaram e três, que tinham sido admitidos provisoriamente, viram os seus recursos sobre os resultados da prova escrita de lingua portuguesa e inglesa indeferidos. Detalhe: apenas nove dos aprovados são mulheres.
Os resultados foram publicados esta segunda-feira, dia 5 – e as primeiras provas começam já dia 12 para quatro candidatos. Nesta prova, terão de fazer uma exposição de cerca de 20 minutos sobre um tema por eles sorteado quatro horas antes do exame. Depois seguir-se-á um debate com os membros do júri. Quem sobreviver será admitido à prova decisiva: a entrevista profissional.
Os resultados do exame oral já saíram. Chumbaram proporcionalmente menos candidatos que nos exames anteriores. Curioso é ter havido mais candidatos a fazer este exame (46) do que aqueles que tinham sido anteriormente aprovados no exame escrito (43).
Por alguma razão, o MNE não publicou quais os candidatos que pediram recurso no exame anterior e quais é que tiveram o pedido aprovado.