Concurso diplomático: só cinco mulheres chegaram à última fase

O concurso de ingresso na carreira diplomática chegou à derradeira etapa. No total, 36 candidatos foram admitidos à entrevista profissional, a última e mais subjectiva de todas as fases daquele que é um dos mais exigentes processos de admissão na função pública portuguesa. Detalhe: só cinco mulheres terão a hipótese de lutar por uma vaga.

Inicialmente eram 43. Mas após os recursos sobre os resultados da prova escrita de conhecimentos, 46 candidatos chegaram à prova oral, na qual tiveram de fazer uma exposição de cerca de 20 minutos sobre um tema por eles sorteado quatro horas antes, seguido de um debate com os membros do júri. Quem reprovou (10 candidatos) até pode ter feito uma boa prova. Mas não o suficiente para atingir o mínimo de 15 valores necessário para passar à fase seguinte: a entrevista profissional.

Nesta fase, os candidatos vão enfrentar os membros diplomatas do júri e um não diplomata. Em cerca de 30 minutos, eles vão avaliar “para além da adequação do candidato ao perfil de representação exigido pela função diplomática, a sua capacidade de expressão e argumentação, a sua vocação, o seu interesse profissional e conhecimentos gerais considerados relevantes para o exercício das funções diplomáticas”.

No final serão automaticamente admitidos 10 candidatos e 15 ficarão numa espécie de lista de espera para preencher as vagas que surjam (reformas) num prazo de 18 meses.

Informação acidional: afinal, os 25 candidatos deverão ser todos admitidos. Quando concurso foi lançado, 20 dos 30 lugares no mapa de pessoal destinados a adidos estavam preenchidos pelos admitidos no concurso anterior. Nesta fase eles já foram todos confirmados como conselheiros secretários de embaixada. Como tal, os lugares estão todos disponíveis.

fotografia-40

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s